CPTM concede uso de bilheterias a ABASP em 79 estações

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou um Termo de Permissão de Uso das bilheterias de 79 estações para a Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (ABASP). A partir de agora, a ABASP gerenciará os espaços de vendas de bilhetes nas estações das linhas ainda sob comando da CPTM: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Anteriormente, as bilheterias das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, concedidas à ViaMobilidade, já estavam sendo operadas pela ABASP desde o início do ano. Com a nova permissão, a ABASP expandirá suas operações, incluindo a contratação de mão de obra necessária para a gestão desses espaços.

Funções e objetivos da ABASP

A ABASP é uma associação de direito privado que tem como principal objetivo unificar e centralizar a bilhetagem eletrônica na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Atuando como uma câmara de compensação da mobilidade, a associação organiza e controla o sistema de arrecadação de seus associados, reduzindo os custos de administração para cada entidade participante.

Criada para simplificar os múltiplos sistemas de pagamento nos diferentes modais de transporte público e privado, a ABASP inclui membros como o Metrô, a CPTM, e concessionárias de ônibus do sistema EMTU. Atualmente, mais de 40 concessionárias e empresas, tanto públicas quanto privadas, estão associadas à ABASP. Elas são categorizadas em modalidades de associados fundadores, especiais, aderentes e participantes.

Impactos e benefícios

A gestão centralizada pela ABASP deve trazer vários benefícios, como:

  • Eficiência operacional: A unificação e simplificação dos sistemas de bilhetagem eletrônica devem melhorar a eficiência operacional, facilitando o uso dos diferentes modais de transporte.
  • Redução de custos: A centralização dos processos de arrecadação e bilhetagem promete reduzir os custos administrativos para as empresas associadas.
  • Facilidade para os usuários: Os passageiros poderão experimentar um sistema de bilhetagem mais integrado e simplificado, facilitando suas viagens diárias.

Deixe um comentário