ViaMobilidade altera prazos e extensão da Linha 8-Diamante ficará interditada somente por 90 dias

A partir deste sábado, 13 de abril de 2024, a ViaMobilidade informou que interditará a circulação dos trens entre as estações de Itapevi e Amador Bueno, na Linha 8-Diamante, para dar início aos trabalhos de construção da nova estação Ambuitá.

A previsão da concessionária era de que o serviço ficasse suspenso por cerca de seis meses, no entanto, o prazo mudou e agora é de 90 dias, período necessário para a realização da primeira etapa da obra.

Para atender os passageiros que utilizam as estações Santa Rita e Amador Bueno, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) será acionado, com o reforço do número de ônibus que já atendem o trajeto, até que a circulação seja retomada com segurança na região.

Durante este período, os trens da Linha 8 funcionarão apenas no trecho entre Itapevi e Julio Prestes, com a necessidade de troca de trens em Palmeiras-Barra Funda, onde obras de modernização estão em andamento.

nova estação Ambuitá será composta por duas plataformas centrais de 120 metros cada, um edifício de acesso para os passageiros, além de atender às normas de acessibilidade e contar com estacionamento para bicicletas, bilheterias e sanitários. A estação será instalada no local da antiga parada.

A empreitada vai gerar cerca de 100 empregos diretos e indiretos, e, entre as novidades, a nova estação contará com acessibilidade completa, sistema de detecção e combate a incêndio, destinação de esgoto no sistema público de coleta, gerador diesel e transposição entre plataformas de forma segura e acessível – com elevadores, rampas e piso tátil -, contribuindo muito para o conforto e a segurança dos passageiros.

A previsão é que as obras da estação Ambuitá sejam concluídas no primeiro semestre de 2025, beneficiando os moradores da região, que não precisarão mais se deslocar até as estações Amador Bueno ou Santa Rita para utilizar o serviço de trens metropolitanos.

Deixe um comentário