Tarcísio de Freitas confia em reverter suspensão do contrato do Trem Intercidades em São Paulo

Na manhã desta quinta-feira (25), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), quebrou o silêncio pela primeira vez em relação à suspensão da assinatura do contrato do Trem Intercidades, projeto que visa ligar São Paulo a Campinas a partir de 2031. Expressando confiança na capacidade do estado de reverter a decisão judicial, Tarcísio destacou que o cronograma estabelecido não será prejudicado.

A suspensão da assinatura do contrato, determinada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) na terça-feira (23), ocorreu após uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (STEFSP), que levantou questionamentos sobre o leilão realizado em fevereiro e apontou irregularidades no edital. Essa decisão também afeta a concessão da Linha 7-Rubi, entre São Paulo e Jundiaí. O investimento previsto para a obra do Trem Intercidades é de R$ 14,2 bilhões.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Tarcísio de Freitas caracterizou as judicializações de licitações de infraestrutura como comuns no Brasil e enfatizou a confiança do governo em reverter a suspensão por meio de recursos judiciais. Ele assegurou que o contrato será assinado dentro do prazo estipulado, sem alterações no cronograma previsto.

    Durante sua visita a Americana (SP) para a entrega de moradias, o governador reiterou seu compromisso com o projeto e mencionou planos para integrar o Trem Intercidades ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Ele ressaltou que os esforços para a retomada da obra da Linha 17 em São Paulo já estão em andamento, indicando uma futura conexão entre os aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas.

    O consórcio C2 Mobilidade Sob Trilhos, composto pelo grupo brasileiro Comporte e pela empresa chinesa CRRC, foi o único participante do leilão e obteve a concessão para explorar o Trem Intercidades por três décadas.

    Deixe um comentário