Durante uma visita às obras do Pátio Morro Grande da Linha 6-Laranja de metrô, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Banini, anunciou planos para iniciar duas extensões de metrô ainda neste ano: as linhas 4-Amarela e 5-Lilás.
Banini afirmou: “A gente tem três tatuzões em funcionamento em São Paulo. Vamos começar até o final do ano a extensão da Linha 4 e da Linha 5. Vamos fechar o aditivo da Linha 6, e agora começamos a falar da extensão da Linha 16 até Cidade Tiradentes”.
Atualmente, ambas as extensões estão na fase de projeto executivo. A Linha 4-Amarela está prevista para ser estendida de Vila Sônia até Taboão da Serra, enquanto a Linha 5-Lilás deve ser ampliada de Capão Redondo até Jardim Ângela. O governo quer que as concessionárias responsáveis pelas duas linhas construam a extensão em troca do aumento do tempo de concessão (aditivo contratual).
Quanto ao aditivo da Linha 6, discute-se a possibilidade de estender a linha em ambas as direções: de Brasilândia até Velha Campinas e de São Joaquim até São Carlos.