Representantes da Prefeitura de São Paulo buscam incluir projeto de VLT no PAC em reunião em Brasília

Representantes da Prefeitura de São Paulo estarão em Brasília nos dias 10 a 12 de abril de 2024, com o objetivo de buscar a inclusão do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os assessores da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento terão uma agenda agendada com o Diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos.

Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital paulista, proporcionando uma alternativa de transporte eficiente e sustentável no centro da cidade. A inclusão do projeto de VLT no PAC representaria um passo significativo para a concretização desse objetivo, possibilitando investimentos e recursos adicionais para sua implementação.

A reunião em Brasília servirá como uma oportunidade para os representantes da prefeitura apresentarem detalhes do projeto, discutirem possíveis parcerias e buscarem o apoio necessário para sua viabilização.

Conheça o projeto do VLT no Centro de São Paulo

O que os estudos iniciais do VLT de SP contemplam:

  • 12 km servidos por duas linhas para conectar cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM;
  • Tarifa de R$ 2,20;
  • Duas linhas se integrando na Av. São João (entre o Largo do Paiçandu e a Avenida Ipiranga), tendo, ao todo, 27 estações (13 em cada uma com uma conexão de embarque e desembarque);
  • Conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel;
  • Conexão de espaços de interesse econômico e cultural (Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade);
  • Ampliação do acesso a parques e espaços livres (Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão).

Previsão de trajetos das linhas do Bonde São Paulo:

  • A primeira linha (vermelha) seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). De lá o VLT entrará no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates;
  • Logo em seguida, o VLT fará sua parada na estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), tomando o caminho da Avenida Cásper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu;
  • A segunda (azul), tomando o mesmo ponto de partida, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Dali o VLT acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus do Praça da Bandeira.
  • Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes e então acessará a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. O VLT chegará à Avenida Rangel Pestana e o mapa sugere que poderá existir uma nova travessira sobre o Rio Tamanduateí. Em seguida, a linha percorrerá a Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.
  • O VLT entrará na Avenida Prestes Maria sentido o Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento (Linha 1-Azul e no futuro também a Linha 19-Celeste). Por fim, o veículo pegará o trecho inicial da Avenida São João, voltando a se encontrar com a outra linha.

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