23.1 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Representantes da Prefeitura de São Paulo buscam incluir projeto de VLT no PAC em reunião em Brasília

Representantes da Prefeitura de São Paulo estarão em Brasília nos dias 10 a 12 de abril de 2024, com o objetivo de buscar a inclusão do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os assessores da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento terão uma agenda agendada com o Diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza dos Santos.

Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital paulista, proporcionando uma alternativa de transporte eficiente e sustentável no centro da cidade. A inclusão do projeto de VLT no PAC representaria um passo significativo para a concretização desse objetivo, possibilitando investimentos e recursos adicionais para sua implementação.

A reunião em Brasília servirá como uma oportunidade para os representantes da prefeitura apresentarem detalhes do projeto, discutirem possíveis parcerias e buscarem o apoio necessário para sua viabilização.

Conheça o projeto do VLT no Centro de São Paulo

O que os estudos iniciais do VLT de SP contemplam:

  • 12 km servidos por duas linhas para conectar cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas estações da CPTM;
  • Tarifa de R$ 2,20;
  • Duas linhas se integrando na Av. São João (entre o Largo do Paiçandu e a Avenida Ipiranga), tendo, ao todo, 27 estações (13 em cada uma com uma conexão de embarque e desembarque);
  • Conexão entre os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel;
  • Conexão de espaços de interesse econômico e cultural (Mercado Municipal, Triângulo Histórico, Rua 25 de Março, Theatro Municipal, Sala São Paulo e Biblioteca Municipal Mário de Andrade);
  • Ampliação do acesso a parques e espaços livres (Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e Parque Minhocão).

Previsão de trajetos das linhas do Bonde São Paulo:

  • A primeira linha (vermelha) seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). De lá o VLT entrará no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates;
  • Logo em seguida, o VLT fará sua parada na estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), tomando o caminho da Avenida Cásper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu;
  • A segunda (azul), tomando o mesmo ponto de partida, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Dali o VLT acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus do Praça da Bandeira.
  • Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes e então acessará a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. O VLT chegará à Avenida Rangel Pestana e o mapa sugere que poderá existir uma nova travessira sobre o Rio Tamanduateí. Em seguida, a linha percorrerá a Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.
  • O VLT entrará na Avenida Prestes Maria sentido o Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento (Linha 1-Azul e no futuro também a Linha 19-Celeste). Por fim, o veículo pegará o trecho inicial da Avenida São João, voltando a se encontrar com a outra linha.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS