20.7 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Justiça de São Paulo libera operação do transporte aquático na Represa Billings

Em decisão divulgada neste domingo, 14 de abril de 2024, a Justiça de São Paulo liberou a operação do transporte aquático dentro da Represa Billings, na capital paulista. O desembargador José Helton Nogueira D. Júnior justificou que o Ministério Público não conseguiu comprovar de forma clara os possíveis danos ao meio ambiente que a circulação dos barcos poderia trazer.

Na decisão, o desembargador destacou que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) não identificou impactos ambientais significativos, e ressaltou que o projeto piloto se limita ao transporte público hidroviário na Represa Billings, o que pode contribuir para a redução da emissão de poluentes no meio ambiente.

Com o aval da Justiça, a prefeitura poderá retomar o projeto piloto do Aquático SP, que visa inicialmente operar linhas de transporte de passageiros com embarcações com capacidade para 60 pessoas sentadas. As embarcações terão portas laterais para embarque e desembarque, espaço para cadeirantes, bicicletas, Wi-Fi e ar-condicionado.

O valor da tarifa será o mesmo dos ônibus, permitindo a integração com outras linhas por meio do Bilhete Único. O tempo de viagem estimado será de aproximadamente 30 minutos para o trajeto de 3 km entre as duas pontas da represa.

Apesar da TransWolff, empresa responsável pela operação das embarcações, estar sob investigação policial por suspeitas de lavagem de dinheiro por facção criminosa, a implantação do transporte aquaviário faz parte do plano de metas da Prefeitura de São Paulo e foi promessa de campanha da atual gestão municipal.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS