Grupo CCR e Climatempo firmam parceria para monitoramento meteorológico de ativos de infraestrutura e mobilidade

Os setores de infraestrutura, transportes e serviços enfrentam desafios crescentes devido aos impactos das mudanças climáticas. Em resposta a essa realidade, o Grupo CCR, uma das principais empresas de infraestrutura e mobilidade do Brasil e América Latina, estabeleceu uma parceria estratégica com a Climatempo, reconhecida como a maior empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo da região.

Considerado o maior acordo do gênero no país entre uma consultoria de meteorologia e um grupo concessionário de infraestrutura e mobilidade, o acordo visa monitorar e fornecer informações sobre as condições meteorológicas para os 17 ativos do Grupo CCR em diferentes regiões. Isso inclui mais de 3,6 mil quilômetros de rodovias em cinco estados, administrados por 11 concessionárias do Grupo CCR, além de 124 estações de metrô, trens, VLTs e barcas, que atendem diariamente cerca de 3 milhões de pessoas.

Jéssica Mendes, meteorologista e executiva de contas da Climatempo, destaca a importância dessas previsões para orientar as operações cotidianas das empresas e ajudá-las a se preparar e mitigar os impactos de eventos climáticos severos. Sob o acordo, uma equipe de meteorologistas da Climatempo monitorará continuamente as regiões e microrregiões onde estão localizados os ativos do Grupo CCR, fornecendo boletins técnicos diários de previsão meteorológica e alertas sobre condições adversas, como tempestades, chuvas fortes ou vendavais.

A plataforma da Climatempo, conhecida como SMAC (Sistema de Alerta e Monitoramento da Climatempo), será fundamental para fornecer informações em tempo real e previsões precisas para até 72 horas subsequentes. Cada ativo de concessão contará com um centro de monitoramento equipado com telões para exibir informações meteorológicas em tempo real, permitindo que os gestores do Grupo CCR tomem decisões rápidas e eficazes para garantir operações seguras em todas as suas instalações.

Deixe um comentário