A Prefeitura de São Paulo estendeu o prazo para credenciamento e solicitação de esclarecimentos para os interessados no Chamamento Público do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade. Agora, os interessados têm até o dia 28 de março de 2024 para realizar essas ações, conforme determinação da Secretaria de Desestatização e Parcerias, publicada no Diário Oficial.
De acordo com uma reportagem do Estadão, novos detalhes do projeto foram divulgados. A prefeitura planeja iniciar as obras ainda neste ano.
Segundo informações da publicação, cada uma das duas linhas do VLT deverá levar cerca de 45 minutos para completar o trajeto, com uma velocidade média de 18 km/h e operação guiada por um condutor.
Cada trem terá capacidade para até 447 passageiros por viagem, com operações previstas das 6h à 0h e nove veículos em circulação. Cada linha contará com 13 estações, sendo a linha vermelha direcionada especialmente para a região da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a linha azul abrangerá o entorno da República e da Sé, com operações em ambos os sentidos.
A Linha 1-Azul terá um trajeto preliminar de 6,45 km, enquanto a Linha 2-Vermelha terá aproximadamente 6,26 km. Está prevista uma conexão entre as duas linhas na Avenida São João.
Além disso, a prefeitura tem planos de reduzir o número de ônibus no centro da capital, como parte do projeto de implementação do VLT.