SPS VivaCidade entrega obras de requalificação do Terminal Grajaú

A SPS VivaCidade entregou as obras de requalificação do Terminal Grajaú.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, as prioridades desde a concepção do projeto até a entrega final foram trazer maior conforto, segurança e modernidade para os usuários. Além das obras físicas, o Terminal Grajaú passa contar com uma nova comunicação visual, com intervenção artística da designer Mariana Prestes, feita a partir das técnicas de aquarela e desenho com frases que homenageiam as pessoas que transitam pelo local, aplicada em superfícies como muros, paredes e testeiras, áreas elevadas da arquitetura preexistente nos espaços abertos e que emolduram o equipamento.

As principais obras executadas no Terminal Grajaú foram:

  • Implantação de nova tecnologia com instalação de mais de 70 câmeras e um novo Centro de Controle Operacional para aumentar a segurança dos usuários de ônibus e do Terminal;
  • Novos sanitários públicos, acessíveis e familiares, que trazem mais conforto, modernidade, sustentabilidade (água de reuso e mictórios que não utilizam água e minimizam o odor), com equipamentos antivandalismo e maior atenção na limpeza;
  • Implantação de acessibilidade, sistema de combate a incêndio, troca do sistema de iluminação com luminárias em LED, implantação de nova comunicação visual, novos bancos e novas lixeiras e novo posto de atendimento para venda de bilhetes e informações;
  • Implantação de novo bicicletário com controle de acesso e capacidade para mais de 50 bicicletas;
  • Implantação de refeitório para todos os operadores de ônibus.

Acessibilidade

Assim como foi feito no, as obras no Terminal Grajaú  também melhoraram o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo ao equipamento a emissão do Selo de Acessibilidade Arquitetônica, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), concedido quando a edificação é considerada adequada ao uso deste público.

Selo de Acessibilidade Arquitetônica indica que a edificação é adequada ao uso por pessoas com deficiência, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA, conforme estabelecido nos Decretos nº 45.552/2004 e nº 58.031/2017 e na Lei nº 15.576 /2012.

 Para a obtenção do selo, foram analisados os seguintes quesitos:

  • Acessos, rotas e faixas elevadas;
  • Acessibilidade de Sanitários;
  • Sinalização visual e pisos táteis;
  • Placas em Braille nos corrimãos;
  • Mapas táteis;
  • Elevadores, instalação de bebedouros, bancos, posto de atendimento e bilheterias;

PPP dos Terminais

A SPS VivaCidade é responsável pela requalificação, manutenção, limpeza e vigilância dos Terminais do Bloco Sul (Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha). O investimento previsto é de R$ 2,2 bi ao longo de 30 anos de concessão.

Cabe à concessionária SPS Vivacidade a manutenção, limpeza e vigilância do Terminal.  O próximo passo será promover ações culturais/educacionais e outros eventos que possam trazer experiências e informações a todos os usuários e transeuntes.