A partir de domingo (5/11), os passageiros que utilizam todas as 37 linhas municipais de Santos que atendem a estações do VLT vão poder contar com a integração entre os modais. A integração já é possível em dez linhas municipais e nas 56 linhas metropolitanas que passam no entorno do VLT, serviços gerenciados pela EMTU e operados pela BR Mobilidade.
Apenas quatro linhas municipais – 101, 102, 108 e 198 -, que não passam em regiões próximas às estações do VLT em Santos, não farão parte desta integração. As linhas continuam com os mesmos itinerários e tarifas, sem alterações para o passageiro. O usuário que utilizar os dois modais pagará apenas uma tarifa com o cartão BR Card (R$ 5,25) quando embarcar no ônibus municipal. Caso embarque primeiro no VLT, além da tarifa de R$ 4,55, haverá um custo de R$ 0,35, totalizando R$ 4,90, ao entrar em uma linha municipal.
A ampliação beneficia cerca de 200 mil passageiros por mês que fazem integração do VLT com as linhas municipais e metropolitanas. O prefeito de Santos, Rogério Santos, destaca que o grande desafio das cidades no Brasil é incentivar o transporte público. “É importante para a sustentabilidade dos municípios e para reduzir a poluição do ar. Hoje, em Santos, a tarifa do transporte público já é subsidiada, temos a frota com acessibilidade, a primeira do Brasil com 100% wi-fi, com ar-condicionado, e estamos buscando novos veículos, sustentáveis”.
AUTOLOTAÇÕES DOS MORROS
O diretor presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, anunciou que até dezembro deste ano as 51 vans que atendem aos morros santistas também serão integradas com o VLT. “Os permissionários já estão sendo convocados para fazer a atualização dos chips que fazem leitura do cartão”. Ele lembrou que esse era um antigo pedido dos usuários. “O prefeito Rogério Santos conseguiu imprimir esse modelo junto com o Governo do Estado, assinando um convênio no mês passado”.
APLICATIVO
Ao aproximar o BR Card no validador, o passageiro terá 60 minutos para realizar a integração em qualquer estação do VLT, sendo possível também no sentido oposto, embarcando no VLT e, posteriormente, no ônibus. O aplicativo “Quanto Tempo Falta”, já bem utilizado pelos passageiros das linhas municipais, indica a possibilidade de integração em todas as linhas que possuem essa característica, além de mostrar os itinerários e a programação horária.
No aplicativo EMTU Oficial também é possível, a partir de domingo, consultar todas as linhas metropolitanas e municipais que fazem integração com o VLT (digitar na busca o serviço ‘953’).
Confira as linhas de Santos que passam a integrar, a partir de domingo, completando o sistema entre as linhas municipais da cidade e todas as estações do VLT: linhas 4, 5, 8, 10, 17, 19, 23, 25, 29, 37, 42, 52, 54, 61, 73, 80, 100, 118, 139, 152, 156, 158, 181, 184, 191, 193, 194.
A integração já era realizada nas seguintes linhas municipais: 7, 13, 20, 30, 40, 53, 77, 153, 154 e 155.
BONDES ELÉTRICOS
Na apresentação da integração dos modais, o prefeito também anunciou um projeto de retomada dos bondes elétricos, inicialmente na região do Centro Histórico. “A proposta da Cidade é avançar cada vez mais. O retorno dos bondes elétricos está integrado a um projeto de trazer habitações para o Centro Histórico. Já há projetos de retrofits (restauração de prédios comerciais antigos para transformá-los em unidades habitacionais) em alguns imóveis. A reativação dos bondes elétricos será de forma gratuita para quem vier morar na Região Central”.
HIDROVIAS
O prefeito citou ainda que a consolidação do projeto Parque Valongo resultará em benefícios para os moradores da Área Continental. A Ilha Diana, observou, já conta com um píer de atracação. E há projetos de construir píeres em Caruara e Monte Cabrão. “Com a estação hidroviária do Parque Valongo, teremos um transporte mais rápido e seguro”.