Ônibus sob medida para peregrinos marcam os 30 anos Volksbus

Comemorando 30 anos desde o lançamento do primeiro chassi de ônibus Volkswagen, a linha Volksbus coleciona diversos momentos marcantes em sua trajetória, e também muitas histórias para contar. Dentre elas, está a emblemática exportação de 700 ônibus versão fretamento para o cliente Tamimi & Saihaati Transport Company – TASECO, na Arábia Saudita entre 2001 e 2004, feitos sob medida para atender ao mercado do Oriente Médio. Em parte daquele lote, o principal detalhe estava no encarroçamento: oitenta Volksbus 17.240 OT possuíam o teto removível.

Em parceria com a Marcopolo, a solução na carroceria foi pensada para os muçulmanos que realizam o ritual chamado “Hajj”, que é a peregrinação anual para as cidades sagradas Meca e Medina. Durante o percurso, alguns peregrinos não podem ter nenhuma obstrução entre suas cabeças e o céu. O processo de montagem contou com a participação de colaboradores das áreas de Engenharia, Manufatura, Qualidade Assegurada e Exportação, que acompanharam todo o processo de montagem dos ônibus e auxiliaram na inspeção dos mesmos.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “O transporte de peregrinos tem uma logística muito complexa e nada pode falhar, sob risco de comprometer a chegada dos mesmos às cidades sagradas de Meca e Medina. Os ônibus Volkswagen mostraram robustez, velocidade e manutenção simples. Para que essa conquista fosse alcançada, houve um empenho muito grande dos colaboradores envolvidos, tornando possível todo o processo de montagem. Um destacado esforço de todos permitiu a execução da montagem e liberação dos chassis para o Oriente Médio”, recordou Ivan Ryzyk, analista de produto da VWCO que esteve na Arábia Saudita e participou de todas as etapas do processo de exportação.

    Mais de 40 mil km em testes

    Os ônibus Volksbus adquiridos pela TASECO representaram o maior número de veículos exportados para a região naquele período. “Durante os testes, rodamos em várias cidades do país, enfrentando tempestades de areia e temperaturas que chegavam a 50 graus. Percorremos mais de 40 mil quilômetros em rotas pela Arábia Saudita sem nenhum tipo de guia ou ajuda de algum morador do país, o que acabou se tornando uma aventura para nós também”, acrescentou Ivan.

    Além de possuírem um pacote de alterações técnicas pensando nas condições climáticas do país, por conta da alta temperatura, os veículos contavam com um novo pacote de arrefecimento e pneus especiais. Também vinham com peças que atendessem os requisitos do projeto e tradução das etiquetas e literatura de bordo para o idioma local.

    Sobre a VW Caminhões e Ônibus

    Com um portfólio completo de soluções para o transporte de cargas e de passageiros, a Volkswagen Caminhões e Ônibus é uma das maiores montadoras da América Latina e integra o Grupo TRATON, sendo também responsável pela fabricação de veículos MAN no continente. O Brasil cedia o centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca VWCO, com expertise em mercados emergentes para veículos sob medida, de acordo com as demandas específicas de seus clientes. Desde 1981, quando iniciou suas operações, chegar ao topo do mercado, respeitando e satisfazendo as necessidades dos clientes com a melhor relação custo-benefício, sempre foi o foco da montadora. E é exatamente isso que oferece a seus clientes: caminhões e ônibus sob medida, um excelente serviço de pós-vendas e uma extensa variedade de serviços.

    Sobre o GRUPO TRATON

    Com suas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN e Navistar, a TRATON SE é controladora do GRUPO TRATON e um dos principais fabricantes de veículos comerciais do mundo. Seu portfólio de produtos inclui caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. “Transformando o Transporte Juntos. Para um mundo sustentável”: esta intenção reforça a ambição da empresa de ter um impacto duradouro e sustentável no negócio de veículos comerciais e no crescimento comercial do Grupo.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn