Revitalização de viadutos em Valinhos melhora segurança e mobilidade urbana

A Prefeitura de Valinhos iniciará a revitalização de dois viadutos, Abílio Franceschini e Fausto Ferreira dos Santos Filho, no Centro da cidade. Além disso, as obras no viaduto Laudo Natel estão progredindo para uma nova fase. O investimento total será de R$ 4,3 milhões, provenientes do fundo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e da contrapartida da Prefeitura.

As obras têm grande importância, pois os viadutos apresentam infiltrações, oxidação e desgaste natural ao longo do tempo. Os trabalhos envolverão a recuperação das estruturas de concreto armado, incluindo a remoção do concreto danificado, tratamento da armadura exposta, substituição das juntas de dilatação e outras intervenções.

A Prefeitura contratou uma empresa especializada em recuperação estrutural de viadutos para realizar um diagnóstico técnico detalhado, que serviu de base para o processo licitatório e para a execução das obras. Durante o período de revitalização dos viadutos Abílio Franceschini e Fausto Ferreira dos Santos Filho, haverá interdição parcial da Avenida Invernada por aproximadamente 30 dias. No entanto, não será necessário desviar o tráfego, pois apenas uma faixa da via será bloqueada, e fiscais estarão presentes para garantir a segurança e o fluxo do trânsito.

Quanto ao viaduto Laudo Natel, a Avenida Brasil continuará interditada durante a semana das 7h às 18h, mas será liberada nos finais de semana. Foram estabelecidas rotas alternativas e desvios para os motoristas, sendo recomendado que os condutores de caminhões que trafegam do centro para o bairro acessem a Rua Bahia e a Avenida Orozimbo Maia, enquanto os que trafegam no sentido contrário devem utilizar as ruas Paraná, Mato Grosso e Doze de Outubro. Aqueles que vêm da rodovia Dom Pedro I devem acessar a rodovia Flávio de Carvalho, a Rua Doze de Outubro e, finalmente, o viaduto Laudo Natel.