Ônibus em São Paulo vão usar plataforma de inteligência artificial

O Consórcio Transvida, que opera três lotes de concessão da prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros na cidade de São Paulo, vai utilizar a plataforma de inteligência artificial da Optibus para melhorar a qualidade e eficiência dos serviços prestados aos usuários do transporte público.

A plataforma fornecerá o planejamento de rotas e horários, a melhor alocação possível de veículo e tripulação nas viagens, e uma visibilidade de dados, permitindo prever tendências e identificar oportunidades de melhoria da operação.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A ferramenta também permitirá tomar decisões motivadas em dados e encontrar as melhores estratégias para elevar a eficiência do serviço, oferecendo uma melhor experiência ao passageiro.

    A Optibus é uma plataforma de programação e planejamento para transporte público que utiliza inteligência artificial e algoritmos de otimização em seus processos de trabalho.

    A plataforma é nativa na nuvem e possui uma interface altamente amigável, o que facilita o aprendizado.

    O Consórcio Transvida é composto pelas empresas Ambiental Transportes, Transppass Transporte e Viação Campo, que juntas operam cerca de mil ônibus, transportando em torno de 18 milhões de passageiros por ano na capital paulista.

    A plataforma da Optibus será implementada inicialmente na operadora Ambiental Transportes.