23.2 C
São Paulo
sábado, fevereiro 24, 2024

Prefeitura de São Paulo reduz tamanho da ciclofaixa da Avenida Rebouças

Na segunda-feira, 8 de maio, o ciclista Alexandre Romário Santos fez um registro da redução do tamanho em um trecho da ciclofaixa da Avenida Rebouças, após recapeamento da via. A ciclofaixa que já era estreita, ficou com apenas uma linha para pedalar sobre ela, colocando em perigo a vida dos ciclistas. A repercussão disso foi enorme.

Inclusive, a Simone Penninck do Bike Zona Oeste lembrou que “a ciclofaixa da Avenida Rebouças já não atendia as medidas do manual da CET de Espaço Cicloviário e agora, após o recape, ficou ainda mais estreita”.

Eu questionei a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) por qual motivo a ciclofaixa foi reduzida. Por meio de nota ao Mobilidade Sampa, a CET disse que não há alterações no projeto original da ciclofaixa e que as dimensões atuais são as mesmas antes da via ser recapeada. Uma equipe foi destinada para vistoriar o local.

Leia um trecho da nota:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esclarece que não há alterações no projeto original de implantação da ciclofaixa da Av. Rebouças. As dimensões atuais da sinalização são as mesmas existentes no local antes do processo de recapeamento. Uma equipe fará vistoria em toda a extensão da ciclofaixa, em ambos os sentidos, para assegurar que a execução da pintura horizontal tenha respeitado o projeto em todos os trechos da ciclofaixa.”

Em reunião da Câmara Temática da Bicicleta, na terça-feira, 9 de maio, o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira e o coordenador de ciclovias da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, Dawton Gaia, disseram que vão mandar a empresa corrigir a sinalização.

Na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, o Bike Zona Oeste publicou um “storie” em seu perfil no Instagram, informando que na noite anterior uma equipe estava corrigindo a sinalização.

O coletivo Bicicleteiros fez uma “thread” no Twitter com alguns dados da ciclofaixa da Rebouças inaugurada em 2020:

  • Apuração feita pelo Rogério Vivuedo do Jornal Bicicleta dá conta que um ano após a implantação da ciclofaixa, o número de sinistros caiu na via.
  • Após a implantação da ciclofaixa, a média de 15 ciclistas por hora em 2018, subiu para 72 ciclistas por hora em 2021.

Na mesma “thread” feita pelo Bicicleteiros no Twitter, o coletivo lembrou que desde que foi inaugurada, a ciclofaixa é cobiçada pelos motoboys. Em 2021, o Sindimoto SP emitiu um ofício pedindo que a ciclofaixa funcionasse somente aos finais de semana.

Em julho de 2021, após a morte de um motociclista, foi organizada uma passeata pedindo a retirada da ciclofaixa.

Uma matéria do portal R7 de 26 de janeiro deste ano dá conta que após a implantação da motofaixa, conhecida como “Faixa Azul”, na Avenida 23 de Maio, a Prefeitura estabeleceu uma meta de mais 200 km de motofaixas e a Avenida Rebouças está na lista.

Na mesma reunião da Câmara Temática da Bicicleta, Ricardo Teixeira e Dawton Gaia, afirmaram que não há estudo para a implantação de uma motofaixa na Rebouças.

Eu questionei a CET se o motivo para a redução da ciclofaixa da Rebouças seria uma possível implantação da motofaixa, a CET respondeu que não há autorização e nem estudos para isso.

Leia o restante da nota:

“Em relação à Faixa Azul, não há autorização da SENATRAN e estudos da CET para a implantação do Projeto Piloto na Av. Rebouças.”

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS