O que abre e fecha em São Paulo durante o feriado de Páscoa

Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo durante o feriado prolongado de Páscoa e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO

ABASTECIMENTO

Confira os horários de funcionamento dos mercados municipais e sacolões na Sexta-feira Santa:

  • Central de Abastecimento Leste – 7h às 13h
  • Central de Abastecimento Pátio Pari – 4h às 22h
  • Mercado Guaianases – 8h às 13h
  • Mercado Ipiranga – 8h às 13h
  • Mercado Lapa – 8h às 14h
  • Mercado Penha – 8h às 16h
  • Mercado Pinheiros – 8h às 15h
  • Mercado Pirituba – 7h às 18h
  • Mercado São Miguel – 9h às 15h
  • Mercado Sapopemba – 8h às 13h
  • Mercado Teotônio Vilela – 8h às 14h
  • Mercado Tucuruvi – 7h30 às 14h
  • Mercado Vila Formosa – 8h às 13h
  • Sacolão Avanhandava – 7h às 17h
  • Sacolão Bela Vista – 7h às 14h
  • Sacolão Brigadeiro – 8h às 14h
  • Sacolão Butantã – 7h às 13h
  • Sacolão Cid. Tiradentes – 8h às 15h
  • Sacolão City Jaraguá – 8h às 19h
  • Sacolão Cohab Adventista – 8h às 14h20
  • Sacolão da Lapa – 8h às 17h
  • Sacolão Estrada do Sabão – 7h às 14h
  • Sacolão Freguesia do Ó – 7h às 14h
  • Sacolão Jaguaré – 7h às 13h
  • Sacolão Jaraguá – 8h às 17h
  • Sacolão João Moura – 7h às 16h
  • Sacolão São Miguel – 9h às 15h

ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Estarão abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.
  • Estarão fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriados de Sexta-feira da Paixão, no dia 7 de abril.

LOTÉRICAS

As lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante os feriados, segundo a Caixa Econômica Federal.

CICLOFAIXAS DE LAZER

A Ciclofaixa de Lazer será ativada na sexta-feira (07) e no domingo (09).

CICLOVIA RIO PINHEIROS

Em breve.

CORREIOS

No feriado da Paixão de Cristo, na sexta-feira (7/4), não haverá atendimento nas agências dos Correios. No sábado, dia 8/4, haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados. Nestes dias, também serão realizadas atividades de entrega.   

Endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site dos Correios.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC), no dia 7 de abril estará disponível por meio dos seguintes canais automatizados:  

  • Site dos Correios, na página do Fale Conosco;  
  • Telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;   
  • Chat.

Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h.  

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.

DIREITOS HUMANOS

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) estará fechado na quinta-feira (6) e na sexta-feira (7).

Os serviços de inclusão para a população em situação de rua, como Recifran (projeto social da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil) e Reviravolta (que tem como objetivo contribuir para a inserção social e acesso a políticas públicas de inclusão) não funcionarão no dia 7 de abril. O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua também não atenderá na sexta-feira, porém terá expediente normal no sábado (8).

O Polo Cultural da Terceira Idade estará fechado, assim como os Centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial (CPIR).

O Posto Avançado Divisão de Desaparecidos e os Centros de Cidadania LGBTI não terão atendimento. Também não funcionarão os Centros de Referência da Mulher (CRMs), os Centros de Cidadania da Mulher (CCMs) e os Postos Avançados. A Casa da Mulher Brasileira e as Casas de Acolhimento permanecerão abertas. O expediente também será normal no Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CPCA).

ECOPONTOS

De segunda a sábado, das 6h às 22h em dias úteis. Domingos e feriados, das 6h às 18h.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

Os Centro Educacionais Unificados (CEUs) estarão abertos durante o feriado.
Para ter acesso aos endereços das unidades, clique aqui.

ESPORTES

Somente o Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) estará aberto na sexta-feira (7), no horário funcional de feriado, das 6h às 20h.

Para ter acesso aos endereços dos centros, clique aqui.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

Não haverá expediente na rede Fab Lab Livre SP e Telecentros na sexta-feira (7) e sábado (8). O atendimento nas unidades do Descomplica/SP, nas quais o cidadão  encontra mais de 350 serviços municipais, como a emissão da Carteira de Trabalho, a solicitação de Bilhete Único e requerimento do Seguro Desemprego, também estará suspenso.

FAZENDA

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado na Sexta-feira Santa (7). O atendimento ao público será retomado na semana seguinte, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio deste link.

ESTADUAL

Os postos da Fazenda estarão fechados na sexta-feira, dia 7 e voltam a funcionar normalmente na segunda (10).

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Confira aqui o funcionamento dos postos da Fundação Pró-Sangue nos feriados de abril.

METRÔ, CPTM E EMTU

Em razão do feriado de Páscoa, entre a Sexta-feira Santa (07/04) e o domingo (09/04), as linhas da CPTM, do Metrô e dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU atenderão com programação especial. A operação também será monitorada e, se necessário, serão adicionados mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

CPTM

Na CPTM, a operação das cinco linhas de trens na sexta-feira (07) será igual à de um domingo. Já no sábado (08) e no domingo (09), a operação manterá a programação prevista para esses dias, com os intervalos programados para os fins de semana.

METRÔ

No Metrô, a operação das linhas 1-Azul, 2-Verde e 15-Prata no feriado da Páscoa será igual ao do final de semana.

Na Linha 3-Vermelha, haverá operação especial a partir das 22h de quinta-feira, para dar continuidade às obras de instalação de portas de plataforma na estação Palmeiras-Barra Funda. Nesse período, uma das plataformas de embarque da estação ficará interditada durante toda a operação na sexta-feira (7) e no sábado (8). Em decorrência dessa interdição, a circulação dos trens ocorrerá com maiores intervalos. As composições circularão entre as estações Marechal Deodoro e Palmeiras-Barra Funda por via única (via singela). Os passageiros desembarcarão na estação Marechal Deodoro e terão que trocar de trem para prosseguirem viagem. No trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Marechal Deodoro, a circulação será mantida por ambas as vias. No domingo (9), a operação dos trens será normal. Essas mudanças serão comunicadas pelo sistema de som dos trens e das estações, por cartazes e pelas redes sociais oficiais da Companhia.

EMTU

Os ônibus da EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do Estado, funcionarão com programação horária de domingos na sexta-feira (07). No sábado (08) e domingo (09), os serviços operam com a programação normal, a já realizada nesses dias. Os horários e itinerários estão disponíveis no site e no aplicativo da EMTU.

INSS

Confira aqui o horário de funcionamento do INSS durante o feriado da Páscoa.

MINHOCÃO

O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, administrado pela Secretaria Municipal de Turismo, manterá na sexta-feira, o horário de funcionamento dos sábados e domingos, das 7h às 21h45. Quem passar por lá terá à disposição bancos e espreguiçadeiras, além de tabuleiro de xadrez, tapetes de ioga e barras de street para patins e skate.

A área conta com segurança terceirizada, com controle de acesso nas alças do Elevado, assim como serviço de limpeza, monitores, banheiros químicos, lixeiras, sinalização, brigadistas e ambulância para atendimento médico.

OAB SP

Em breve.

PARQUES

MUNICIPAIS

Os parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

ESTADUAIS

Confira aqui os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

PARQUE IBIRAPUERA

O Parque Ibirapuera funcionará normalmente na sexta-feira, dia 7 de abril, das 5h à meia-noite. Todos os portões estarão abertos aos visitantes.

PÁTIOS DE COMPOSTAGEM

Terça a domingo, das 14h às 22h (feriados no mesmo horário).

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O serviço que funcionará no feriado será apenas a Central de Intermediação em Libras (CIL), que mantém atendimento durante 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

Clique aqui para ter acesso a mais informações sobre este serviço.

As atividades da Paraoficina Móvel seguem a programação determinada para o mês de abril.

PLANETÁRIOS

O Planetário do Carmo terá uma programação especial na Sexta-feira Santa, no Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa. Estará aberto a partir das 12h e contará com as seguintes atrações: 

Sexta-feira (7):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna no Planetário”
  • 14h às 15h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo
  • 15h às 16h: Sessão de Planetário “Janela para o Universo”
  • 17h às 18h: Sessão de Planetário “A Escuridão da Noite”

Sábado (8):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna no Planetário”
  • 14h às 15h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo
  • 15h às 16h: Sessão de Planetário “Hoje no Céu”
  • 17h às 18h: Sessão de Planetário “A Escuridão da Noite”

Domingo (9):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna no Planetário”
  • 14h às 15h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo
  • 15h às 16h: Sessão de Planetário “Hoje no Céu”
  • 17h às 18h: Sessão de Planetário “Nebulosas”

POUPATEMPO

Os postos do Poupatempo em todo o estado ficarão fechados na próxima sexta-feira (7), mas voltam a funcionar normalmente no sábado (8). O atendimento presencial é feito apenas com agendamento prévio, que deve ser solicitado de maneira totalmente gratuita, sem nenhum custo, pelos canais oficiais do programa.

As opções digitais continuam acessíveis a qualquer hora e lugar no portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda pelo Assistente Virtual “P”, que atende no portal e também via WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Entre os 260 serviços online, estão disponíveis opções como renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e atestado de antecedentes criminais.

Para conferir os endereços e horários de funcionamento das unidades do Poupatempo, acesse o portal do Poupatempo.

No sábado, dia 8 de abril, os postos do Poupatempo de Amparo, na região de Campinas, e o de Santo André, na Grande São Paulo, ficarão fechados por conta de feriados municipais. As unidades funcionam até quinta-feira (6/4) e reabrem apenas na segunda-feira (10).

PREVISÃO DO TEMPO

Saiba como fica a previsão do tempo em São Paulo no site da Climatempo.

PROCON SP

Em breve.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O Rodízio Municipal de Veículos não vigora, assim como as demais restrições existentes na cidade na sexta-feira, 7 de abril.

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF);
  •  As faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

SABESP

Confira aqui o expediente da Sabesp para o feriado de Páscoa.

SAÚDE

MUNICIPAL

Entre outras unidades administradas pela Secretaria Municipal de Saúde, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas atenderão normalmente, inclusive para vacinação contra a Covid-19 e multivacinação.

Confira, a seguir, os serviços que estarão abertos

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
  • AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Hospitais Dia 12 horas e 24 horas;
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
  • Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
  • Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III funcionarão para demandas internas. Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Os quatro hospitais veterinários públicos (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados durante o feriado.

ESTADUAL

Durante o feriado, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, não funcionarão no feriado.

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa não terão expediente na sexta-feira (7).

SPTRANS

Confira aqui o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus no feriado da Sexta-feira Santa.

SUBPREFEITURAS

As 32 subprefeituras estarão fechadas.

TRABALHO

As unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, a rede de coworking Teia e os postos da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento estarão fechadas. O atendimento será retomado na segunda-feira (10). Alguns serviços como a formalização do MEI – Microempreendedor Individual e a habilitação do seguro-desemprego podem ser agendados na central SP156.

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões Leste e Norte, não terão atendimento na sexta-feira. Já o CFCCT – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes estará com a quadra poliesportiva, a pista de skate e a área verde abertas das 9h às 18h. O cinema do Circuito SPCine terá funcionamento normal. Os serviços do CFCCT retornam na terça-feira (11), pois na segunda-feira o prédio é fechado para limpeza.

Para conferir a programação do cinema pelo Circuito SPCine, clique aqui

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres – funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.

A UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais não terão expediente.

CULTURA

Em breve.

LEIA TAMBÉM

Em breve.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagramYouTube e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.