20.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 12, 2024

“Ferrovia: inovação, eficiência e confiabilidade” é tema do VI Simpósio de Engenharia Ferroviária

Profissionais e pesquisadores do transporte de cargas sobre trilhos se encontram anualmente no Simpósio de Engenharia Ferroviária. Em 2021 e 2022, o evento aconteceu em formato online e agora, em 2023, ao voltar ao modelo presencial, terá pela primeira vez dois dias de programação. O VI Simpósio de Engenharia Ferroviária acontecerá nos dias 17 e 18 de maio, quarta e quinta-feira, no Instituto de Pesquisas Eldorado, em Campinas.

Nos dois dias, “Ferrovia: inovação, eficiência e confiabilidade” será o tema norteador das atividades, em quatro eixos temáticos: contato roda-trilho, vagões, via permanente, logística e operações ferroviárias. Nomes reconhecidos no cenário nacional como presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), Vicente Abate, e o chairman da International Heavy Haul Association (IHHA), Antonio Merheb, representam o Brasil entre os palestrantes.

Os professor Nicola Bosso, do Departamento de Mecânica e Engenharia Aeroespacial do Politecnico di Torino, na Itália, e o professor Werner Daves, do Materials Center de Leoben, na Áustria, serão os palestrantes internacionais da sexta edição.

“Estamos em um momento muito marcante na história do Simpósio. Temos a volta ao presencial, com dois dias de evento, pesquisadores internacionais e a parceria com a IHHA, cujo chairman estará presente, como palestrante”, comenta a organização do evento. O evento da IHHA acontecerá de 27 de agosto e 01 de setembro, no Rio de Janeiro.

Imagem: Divulgação

Assim como em 2022, todos os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão publicados nos anais online do SEF com direito ao DOI, importante identificador digital de produção bibliográfica. Dos artigos submetidos ao Simpósio, oito poderão ser apresentados pelos autores na programação evento. Destes, quatro serão premiados, sendo convidados para apresentação no IHHA, com isenção de taxas de inscrição. 

Os interessados em participar do VI SEF podem se inscrever até o dia 10 de maio, no site. O evento é realizado em parceria com a VALE e tem as empresas MRS, AmstedRail e Rumo como patrocinadoras. 

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária

Em 2017, pesquisadores envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária em diversas universidades, se uniram para criar um evento de caráter eminentemente técnico, no qual os resultados das pesquisas em parceria pudessem ser apresentados. 

Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que, em seu primeiro ano, foi encabeçado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Desde a sua criação, o grupo de instituições envolvidas cresceu e conta também com a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a POLI-USP e Instituto Militar de Engenharia (IME). 

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS