21.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

O que abre e fecha em São Paulo durante o Carnaval

Confira neste post o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa do que abre e fecha em São Paulo durante o Carnaval 2023 e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO

ABASTECIMENTO

As Centrais de Abastecimento Leste e Pátio Pari funcionam normalmente nos três dias de folia. Todos os mercados e sacolões abrem normalmente no dia 22. Na terça-feira (21) ficam fechados os mercados de Guaianases, Ipiranga, Lapa, Penha, São Miguel, Sapopemba e Tucuruvi. Na segunda-feira (20) não funcionam os mercados de Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba e Tucuruvi, além do Sacolão da Lapa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Estarão funcionando normalmente as unidades dos SAICA, SEAS, Centro de Acolhida, Núcleos de Convivência para Pop Rua, República, Casa Lar, ILPI, Residência Inclusiva, Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa e a Central de Vagas e Emergência.

Permanecerão fechados os SAS, CRAS, CREAS, Centro Pop, NPJ, CCA, CJ, CEDESP, NCI, NAISPD, Centro Dia, Creci, Circo Social, SASF, CCInter, CDCM, SPVV, MSE, Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Na Quarta-feira de Cinzas, estarão abertos no horário normal as unidades do SAICA, Seas, Centro de Acolhida, Núcleo de Convivência para População de Rua, República, Casa Lar, ILPI, Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa. Também estarão em atendimento os CCA, CJ, CEDESP, NCI, NAISPD, Centro Dia, Creci, Circo Social, SASF, CCInter, CDCM, SPVV, MSE, Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora e Central de Vagas e Emergência.

Aberto a partir das 12h estarão funcionando os SAS, CRAS, CREAS, Centro POP e NPJ.

AVENIDA PAULISTA

A Subprefeitura Sé, por meio da Portaria n° 003, suspendeu o Programa Ruas Abertas no âmbito da Avenida Paulista, exclusivamente, nas datas de 12, 19, 21 e 26 de fevereiro, no período do Carnaval de Rua 2023, com objetivo da correta ordenação do uso do solo, e a fim de conferir maior segurança aos munícipes na cidade de São Paulo.

BANCOS

Na segunda-feira, dia 20 de fevereiro e na terça-feira, 21 de fevereiro, os bancos estarão fechados, em função do feriado de Carnaval. Os bancos voltam ao expediente normal na quarta-feira, 22 de fevereiro, a partir do meio-dia. 

LOTÉRICAS

As lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante os feriados, segundo a Caixa Econômica Federal.

BOM PRATO

Todas as unidades do Bom Prato no estado abrem no dia 20 e estarão fechadas no dia 21, terça-feira. Na quarta-feira de Cinzas os restaurantes funcionam normalmente. Saiba mais sobre o programa Bom Prato, além dos endereços das unidades fixas e móveis, clicando aqui.

CARTÓRIOS

O expediente no carnaval para os serviços Notariais e de Registro do estado de São Paulo funcionará da seguinte forma: segunda e terça (20 e 21) fechados, e na quarta (22) abre 3h após o início do expediente. Os endereços dos cartórios podem ser conferidos aqui.

CDHU

A CDHU não terá expediente nos dias 18, 19, 20, 21 e 22 de fevereiro. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação retoma o expediente na quarta-feira de Cinzas (22), a partir do meio-dia.

CEMITÉRIOS

Os horários dos 22 cemitérios não são alterados (7h às 18h).

CICLOFAIXAS DE LAZER

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que a Ciclofaixa de Lazer não será ativada durante todo o período de Carnaval – nos dias 19, 21 e 26 de fevereiro – já que as vias da cidade de São Paulo receberão os blocos carnavalescos (Carnaval de Rua 2023).

A operação da Ciclofaixa de Lazer voltará no mês de março.

PATROCÍNIO

A Prefeitura de São Paulo abriu uma nova licitação para patrocínio da ciclofaixa de lazer, conforme publicado no Diário Oficial do Município de terça-feira (14/02).

CICLOVIA RIO PINHEIROS

Em breve.

CORREIOS

Na próxima sexta-feira (17), todas as unidades de atendimento dos Correios funcionarão normalmente, bem como a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país. No sábado (18), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências que já atendem nesse dia.

Na segunda e terça-feira (20 e 21/2), não haverá atendimento nas agências, em função do Carnaval. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira (22), sendo que as agências abrirão a partir do meio-dia.

Nos dias 20 e 21/2, o atendimento da Central de Atendimento dos Correios – CAC estará disponível por meio dos seguintes canais:  

  • Site dos Correios;
  • Atendimento automatizado, pelos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100;  
  • Chat.

O atendimento com os operadores será retomado no dia 22/2, às 8h. 

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.

DETRAN

As unidades do Detran.SP, em razão do feriado de Carnaval, seguirão o seguinte calendário:

  • 18/02/23 (sábado) – Unidades que funcionam aos sábados funcionarão em horário normal;
  • 20/02/23 (segunda-Feira) – Unidades fecham;
  • 21/02/23 (terça-feira) – Unidades fecham;
  • 22/02/23 (quarta-feira) – Unidades abrem às 12h00.

A realização de exames de aptidão física e mental nas clínicas credenciadas, as avaliações psicológicas e as aulas pelos Centro de Formação de Condutores (CFCs) poderão ser efetuadas normalmente nesses dias.

DIREITOS HUMANOS

Estarão fechados os centros de Referência de Promoção da Igualdade Racial e de Referência e Atendimento para Imigrantes.

Também não estarão em funcionamento os equipamentos de atendimento às mulheres: Centros de Referência, de Cidadania, Postos Avançados do Metrô e do Terminal de ônibus do Sacomã.

O Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua estará fechado, assim como os serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifram e Reviravolta) e os centros de Cidadania LGBTI, o Polo Cultural da Terceira Idade, a Ouvidoria e o setor de Desaparecidos.

A Casa da Mulher Brasileira manterá o atendimento. E o Ônibus Lilás estará na Praça da República para receber vítimas de violações de Direitos Humanos durante o carnaval. As quatro Unidades móveis LGBTI estarão em funcionamento normal para também atender as vítimas de violações de Direitos Humanos durante o carnaval.

A Estação Vidas no Centro Júlio Prestes, o Centro de Referência da Criança e do Adolescente estarão abertos e os Conselhos Tutelares funcionarão em regime de plantão, por meio dos telefones disponibilizados no site da SMDHC.

ECOPONTOS

De segunda a sábado, das 6h às 22h em dias úteis. Domingos e feriados, das 6h às 18h.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

Os CEUS funcionarão sábado e domingo, das 8h às 20h. Na segunda e terça-feira, das 8h às 18h.

As unidades escolares estarão fechadas e retomarão as atividades na quarta-feira, a partir das 12h.

ENEL

As lojas de atendimento da Enel Distribuição São Paulo em toda área de concessão estarão fechadas durante o feriado de carnaval, nos dias 20 e 21 de fevereiro, e retomarão as atividades na Quarta-Feira de Cinzas, 22, a partir do meio-dia.

A Central de Atendimento ao Cliente estará disponível 24 horas por dia ao longo do carnaval, por meio do número 0800 72 72 120. As solicitações dos clientes da Enel Distribuição São Paulo continuarão sendo atendidas normalmente durante todo o feriado.

Os canais digitais da distribuidora também estarão à disposição. Os consumidores podem entrar em contato com a companhia por meio da Agência Virtual, do aplicativo Enel SP, que pode ser baixado gratuitamente por iOS e Android, e pelas redes sociais – Facebook e Twitter.

ESPORTES

Os Centros Esportivos estarão abertos sábado (18), domingo (19), segunda (20) e terça-feira (21). Em 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, somente as piscinas das unidades estão fechadas para manutenção. Para ter acesso aos endereços dos centros, clique aqui.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

A Rede FabLab-SP, o DescomplicaSP e os Telecentros estarão fechados nos dias 18, 19, 20, 21 e a partir do meio-dia de 22 de fevereiro, quarta-feira.

FAZENDA

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado na segunda e terça-feira de Carnaval (20 e 21/02). Na quarta-feira (22/02) o atendimento ocorre das 12h às 17h, mediante agendamento prévio por este link. Na quinta-feira (23), o horário do expediente será normal, com atendimento agendado das 10h às 17h.

ESTADUAL

Os postos da Fazenda no estado de São Paulo estarão fechados na segunda e terça (20 e 21). Por questões operacionais, não haverá atendimento presencial nos Postos Fiscais na quarta-feira de Cinzas (22) e os demais tipos de atendimento funcionarão normalmente a partir das 12h.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos de doação de sangue funcionarão entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em horário especial. Além disso, há Hemocentros do estado que também farão coleta de sangue. Confira aqui os locais e endereços.

METRÔ, CPTM E EMTU

No período de Carnaval, entre o sábado (18) e a quarta-feira (22), as empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão alteração na circulação. A operação será monitorada e, se necessário, as empresas estarão prontas para colocar mais trens nas linhas e ônibus nas ruas.

Haverá reforço de todo quadro operativo nas estações com previsão de demanda maior que o habitual, em razão da proximidade a locais de desfiles e concentração de blocos.

A comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período por meio de cartazes, vídeos, mensagens sonoras orientativas, redes sociais e sites das empresas, visando a conscientização sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança.

CPTM

Nos quatro dias de Carnaval (18 a 21), a operação é igual à de sábado, com trens de prontidão em caso de necessidade. Na quarta-feira (22), a operação é normal, assim como no fim de semana posterior (25 e 26), também com trens de prontidão.

EMTU

As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Região Metropolitana de São Paulo vão operar na segunda-feira (20), com tabela horária de sábado. Na terça-feira (21), o serviço será com base na programação de domingo. Na quarta-feira de cinzas (22), a programação durante a manhã seguirá a tabela horária de sábado; a partir do meio-dia, as linhas contarão com reforço de frota. A operação será acompanhada pela fiscalização para eventuais ajustes em caso de necessidade. Confira horários e itinerários no site.

Metrô

A frota terá um aumento da normalmente utilizada aos finais de semana durante os quatro dias de Carnaval. Nas estações envolvidas nas festividades, haverá aumento do número de funcionários para que os passageiros possam ser atendidos com rapidez e segurança. Apenas na estação República, da Linha 3-Vermelha, os acessos 7 de Abril, Barão de Itapetininga e Praça da República estarão fechados. Os passageiros podem utilizar o acesso Arouche para embarque e o acesso Caetano de Campos para desembarque.

ViaQuatro e ViaMobilidade

De 18 a 21/02, o número de funcionários na Linha 4-Amarela será ampliado. No sábado (18) e domingo (19), a movimentação dos foliões deve impactar as estações República, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Butantã e Vila Sônia. Já na segunda-feira (20) e terça-feira (21), a maior movimentação deve envolver as estações República, Fradique Coutinho, Butantã, Morumbi e Vila Sônia. Nestas estações, os banheiros permanecerão fechados nos dias de maior movimento, como forma de evitar aglomerações. Caso o volume de passageiros seja muito grande, a Concessionária poderá também mudar o sistema de embarque e desembarque, destinando acessos específicos para cada uma das ações. Toda movimentação será acompanhada pelas mais de 2 mil câmeras que servem a Linha 4-Amarela.

A operação especial na Linha 4-Amarela será retomada no fim de semana seguinte (26 e 27), devido a desfiles de blocos nas proximidades das estações República, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã e São Paulo- Morumbi.

Já as linhas operadas pela ViaMobilidade (8-Diamante9-Esmeralda e 5-Lilás) não terão alterações na programação.

INSS

Nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira), as agências do INSS estarão fechadas por causa do feriado de Carnaval.

Já no dia 22 de Fevereiro, quarta-feira de cinzas, as unidades de atendimento não funcionarão no período da manhã e atenderão os serviços que estão agendados a partir das 14h.

Caso precise de informações, o cidadão pode contar com o atendimento telefônico da Central 135, que nos dias 18, 20 e 21  (sábado, segunda e terça-feira) estará disponível até às 18h com atendimento humano. O atendimento eletrônico seguirá disponível 24 horas por dia, ao longo de todo o período.

Pela Central, é possível obter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento de atendimento presencial.

Vale lembrar que os serviços também estão disponíveis Meu INSS (site e aplicativo, disponível para Android e iOS).

OAB SP

Em breve.

PARQUES

MUNICIPAIS

Os parques municipais urbanos e naturais irão funcionar normalmente, lembrando que os naturais permanecem fechados para manutenção às segundas-feiras. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) neste link.

Os parques Augusta e Povo terão alguns portões de acesso fechados durante a passagem dos blocos de rua, prezando pela segurança dos munícipes. A entrada no Parque Augusta deverá ser feita pelo portão da Rua Caio Prado. O fechamento do espaço poderá ser antecipado, dependendo da movimentação no entorno. No Parque do Povo, os portões 2 e 3 ficarão fechados nos próximos dias 18, 19, 20, 21, 25 e 26, das 8h às 22h. A entrada na área verde poderá ser realizada pelo portão 1 e pelo portão de acesso à ciclovia do Parque Bruno Covas.

Os eventos carnavalescos não são permitidos em parques em virtude do som alto, de confetes, espumas e demais adereços que prejudicam o bom funcionamento das áreas verdes e também agridem a fauna.

ESTADUAIS

Confira aqui os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

PARQUE IBIRAPUERA

O Parque Ibirapuera estará aberto, mas os portões 9 e 10 estarão fechados para carros e pedestres. O estacionamento poderá ser acessado pelos portões 3 e 7.

https://www.instagram.com/p/CosmP59Lj70/

PÁTIOS DE COMPOSTAGEM

Terça a domingo, das 14h às 22h (feriados no mesmo horário).

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O serviço que funcionará no Carnaval será apenas a Central de Intermediação em Libras (CIL), que mantém atendimento durante 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse o link para mais informações.

PLANETÁRIOS

O Planetário do Ibirapuera estará aberto aos visitantes, com sessões nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Para mais informações, acesse este link.

O Planetário do Carmo não funcionará durante o feriado, mas terá programação na sexta-feira, no sábado e no domingo das 13h às 17h e contará com as seguintes atrações gratuitas:

Programação do Planetário para o Carnaval 2023

Sexta-feira (17):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna”
  • 14h às 15h: Sessão de Planetário “Janela para o Universo”
  • 15h às 17h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo

Sábado (18):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna”
  • 14h às 15h: Sessão de Planetário “Hoje no Céu”
  • 15h às 17h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo

Domingo (19):

  • 13h às 14h: Sessão de Planetário “O Show da Luna”
  • 14h às 15h: Sessão de Planetário “A Escuridão da Noite”
  • 15h às 17h: Visita guiada pelo Planetário do Carmo

As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada e também pelo site da Ticket Fácil. A programação é recomendada para o público geral de 3 a 8 anos. 

POUPATEMPO

As unidades do Poupatempo estarão fechadas nos dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira) e reabrem ao meio-dia de quarta-feira (22), devido ao Carnaval. 

Durante todo o período, os serviços digitais continuam funcionando normalmente. Já são cerca de 260 opções online que podem ser acessadas de todo lugar e a qualquer momento. Entre as mais procuradas, estão pesquisa de débitos de veículos, renovação da CNH, pontuação na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego e licenciamento de veículos, entre outros.

Para ser atendido presencialmente no Poupatempo, é obrigatório realizar agendamento de data e horário. As exceções são os cinco postos 100% digitais (Campinas Digital, Crea-SP, Piraporinha, Carrão e Santana) que dispensam agenda prévia. 

A escolha de data e horário é gratuita e deve ser feita pelos canais digitais, como o portal do Poupatempo, aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento ou ainda através do Assistente Virtual, chamado “P”, que atende no portal e WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

PREVISÃO DO TEMPO

Saiba como fica a previsão do tempo em São Paulo no site da Climatempo.

PROCON SP

O Procon-SP informou que as audiências, o setor administrativo, a Ouvidoria, os postos de atendimento presencial e os núcleos regionais estarão fechados durante o Carnaval: dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira) durante o dia e 22 (quarta-feira) até 12h.

site do Procon-SP funciona ininterruptamente para consultas e reclamações.

Os postos presenciais, que atendem mediante agendamento de horário, ficam no 8º DP (Rua Sapucaí, 206 – Brás), no 27º DP (Rua Demóstenes, 407 – Campo Belo), no 50° DP (Rua Tibúrcio de Sousa, 760 – Itaim Paulista), na Universidade Zumbi dos Palmares (Avenida Santos Dumont, 843 – Bom Retiro – Metrô Armênia) e nos postos do Poupatempo Itaquera, Santo Amaro e Sé. Veja mais informações aqui.

Os Procon-SP tem núcleos regionais em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

RECEITA FEDERAL

Portaria ME nº 11.090/2022, que divulga os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2023, para cumprimento pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, assim dispõe:

  • 20 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
  • 21 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
  • 22 de fevereiro, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14h).

Sendo assim, não haverá expediente nas unidades da Receita Federal nos dias 20 e 21 de fevereiro e até às 14h do dia 22. 

Em relação ao dia 22 de fevereiro, como o expediente tem início às 14h, não haverá atendimento nas unidades que oferecem atendimento regular apenas no período da manhã.

Nos Centros de Atendimento ao Contribuinte (CACs) da capital, haverá atendimento das 14h às 16h em todas as unidades, com exceção do CAC Praça Ramos, que atenderá das 14h às 17h.

Os horários regulares de atendimento de cada unidade podem ser consultados no link.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

O Rodízio Municipal será suspenso para carros de segunda (20) a quarta-feira (22), em razão do feriado de Carnaval.

As demais restrições existentes na cidade serão mantidas ao longo da segunda-feira (20) e da quarta-feira (22).

As faixas exclusivas de ônibus serão liberadas somente na terça-feira (21). A liberação vale até às 4h de quarta-feira (22).

Também na terça-feira de carnaval o rodízio de veículos e demais restrições não vigoram na cidade.

SABESP

A Central de Atendimento (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, assim como o telefone para emergências, o 195. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas ininterruptamente.

O atendimento online pelo chat terá funcionamento normal, atendendo das 8h às 21h pelo link. Vale destacar que os serviços pelo chat de consulta de débitos, 2ª via e falta de água têm atendimento automatizado 24 horas por dia.

SAÚDE

MUNICIPAL

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, na segunda (20) e terça-feira (21) de Carnaval, assim como na Quarta-Feira de Cinzas (22) até o meio-dia, algumas unidades na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do ponto facultativo estabelecido pela Prefeitura de São Paulo.

Estarão abertos equipamentos como Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, além dos Hospitais Municipais (HMs) e Prontos-socorros Municipais (PSMs). Na quarta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também voltam a abrir normalmente a partir das 12h.

Os hospitais veterinários públicos das regiões Norte, Leste e Sul funcionarão normalmente na segunda-feira (20) e na quarta-feira (22), enquanto a unidade oeste permanecerá fechada nos três dias.

Vacinação ocorre nas AMAs/UBSs Integradas

As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação ocorrem normalmente no sábado (18) e também na segunda (20) e na terça-feira (21) nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, sempre das 7h às 19h, e na quarta-feira (22) voltam também às UBSs a partir das 12h.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses. Para primeira dose de reforço (1ª DR) estão elegíveis pessoas acima de cinco anos, desde que tenham tomado a última dose do esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Já a segunda dose de reforço (2ª DR) da vacina está disponível para toda a população acima de 18 anos de idade que recebeu a 1ª DR há pelo menos quatro meses, enquanto a terceira dose de reforço (3ª DR) está disponível para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos.

Multivacinação infantil e campanha contra a pólio

Na vacinação voltada ao público infantil estão disponíveis imunizantes como tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A campanha de vacinação contra a poliomielite é dirigida a crianças a partir de um ano até 4 anos e 11 meses de idade. O objetivo é imunizar com a vacina oral (VOP) as crianças que estejam com o esquema prioritário com a vacina inativada (VIP) completo, aumentando a cobertura vacinal. Afinal o Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta um alto risco de voltar a ter circulação do poliovírus e, consequentemente, a ocorrência da poliomielite, doença que pode provocar sequelas graves e permanentes.

Veja a seguir o que ABRE durante o ponto facultativo de Carnaval – dias 20, 21 e 22 (até o meio-dia):

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) – das 7h às 19h;
  • AMAs/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas – das 7h às 19h;
  • Hospitais Dia (HD) 12 horas e 24 horas;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III – apenas para demandas internas;
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
  • Laboratório de Emergência Toxicológica (LET);
  • Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Em relação aos hospitais veterinários públicos, as unidades leste, norte e sul abrirão normalmente na segunda e na quarta-feira (20 e 22), enquanto a unidade oeste permanecerá fechada nos três dias.

ESTADUAL

Durante o feriado de Carnaval, entre os dias 18 e 22 de fevereiro, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), o Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da capital, não funcionarão entre os dias 18 e 21, retomando suas atividades, a partir de meio-dia, na quarta-feira (22).

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) e as unidades da Farmácia Dose Certa funcionarão em horário especial apenas entre os dias 20 e 22.

Atendimento na segunda-feira, dia 20

UnidadesHorário de funcionamento
FME Mogi das CruzesExpediente normal
FME Maria ZéliaExpediente normal
FME Vila MarianaExpediente normal
FME Presidente PrudenteExpediente normal
FME Campinas – SetembrinoExpediente normal

Atendimento na terça-feira, dia 21

UnidadesHorário de funcionamento
FME Presidente PrudenteExpediente normal

Atendimento na quarta-feira, dia 22

UnidadesHorário de funcionamento
FME Santo AndréExpediente normal
FME Mogi das CruzesExpediente normal
FME Hospital de BaseExpediente normal
FME Maria ZéliaExpediente normal
FME Instituto de Psiquiatria – HCFMUSPExpediente normal
FME Vila MarianaExpediente normal
FME Presidente PrudenteExpediente normal
FME Campinas – SetembrinoExpediente normal
FME Bauru7h15 às 15h
FME HeliópolisA partir das 12h
NAF OsascoA partir das 12h
NAF S. José dos CamposA partir das 12h
FME Franco da Rocha12h às 15h
NAF Franco da Rocha12h às 15h
FME Baixada Santista12h às 16h
FME Registro12h às 16h
FME São Caetano do Sul13h às 18h

SERVIÇO FUNERÁRIO

Os horários dos 22 cemitérios não são alterados (7h às 18h).

SPTRANS

Confira aqui o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans e da frota de ônibus no Carnaval.

A frota do sistema de transporte coletivo municipal na quarta-feira (22) será correspondente aos dias úteis. Na terça-feira (21) a frota em operação será a de sábado. E na segunda-feira (20), equivalente a 83% dos dias úteis.

SUBPREFEITURAS

Segundo o decreto n° 62.140/22, por ponto facultativo, as 32 subprefeituras não terão expediente nos dias 20 e 21. Em 22 de fevereiro, o atendimento ocorre a partir das 12h.

TRABALHO

Os equipamentos administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) da Prefeitura de São Paulo não funcionarão durante os dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira, devido ao Carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (22), o atendimento será retomado após às 12h. A medida segue o decreto de nº 62.140 de 30 de dezembro de 2022.

As unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, a rede de coworkings Teia e os postos da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento estarão fechados. Alguns serviços destes equipamentos podem ser verificados pelo site da secretaria ou agendamento via Central SP 156.

As unidades da Escola Professor Makiguti, nas regiões Leste e Norte, seguirão o decreto municipal. A parte interna do CFCCT – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes não funcionará a partir de sábado (18). No entanto, o público pode utilizar a quadra poliesportiva, pista de skate e área verde, das 9h às 18h.

Todos os serviços retomaram as atividades quarta-feira (22), ao meio-dia.

Para conferir a programação do cinema pelo Circuito SPCine, durante esse período consulte o site.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada. No dia 22/02 ambas permanecerão abertas das 8h às 16h.

A UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) não terá expediente e os viveiros municipais terão somente após às 12h da quarta-feira de cinzas.

CULTURA

Em breve.

LEIA TAMBÉM

Em breve.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagramYouTube e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS