“Esquenta” do carnaval em terminais da EMTU conscientiza foliões e passageiros sobre cidadania no trânsito e cuidados com a saúde

Excessos que prejudicam a saúde e pedestres distraídos no transporte público não são difíceis de encontrar durante o Carnaval. Com o objetivo de incentivar atitudes preventivas no período da folia, a EMTU firmou parcerias com a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, a PROZ Educação e a Casa Bem Querer Mulher para realizar ações de trânsito, saúde e combate à violência contra a mulher. As atividades acontecerão nos Terminais Diadema, Piraporinha, São Mateus e Jabaquara a partir desta terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2023, até sexta-feira, dia 17.

A ação “Esquenta de Carnaval Mobilidade” ocorre a partir desta terça-feira (14), até 17 de fevereiro nos terminais Diadema e Piraporinha. Atores da Cia Sopa de Comédia circularão pelos terminais interagindo com os passageiros com exemplos que replicam atitudes de respeito ao pedestre; travessia segura; cuidados para não olhar o celular no momento da travessia; respeito à sinalização; modo correto de usar a mochila no transporte público; utilização do fone de ouvido e respeito aos assentos e filas preferenciais.

“Esquenta de Carnaval Saúde” será nos dias 15 e 16, nos Terminais São Mateus e Jabaquara, respectivamente. Os passageiros terão a oportunidade de aferir a pressão arterial e medir a glicemia, como forma de chamar a atenção para a saúde especialmente em tempos de carnaval. No terminal Jabaquara, dia 16, haverá rodas de conversas sobre a violência contra a mulher com a presença de psicóloga, distribuição de preservativos e realização de autoteste de HIV.

  • Secretaria de Mobilidade e Transportes de Diadema – Desenvolve ações que promovem a conscientização de motoristas e pedestres no trânsito, especialmente no dia a dia do transporte público.
  • Cia Sopa de Comédia – A Cia Sopa de Comédia surgiu em 2009, em São Bernardo do Campo. Atualmente, trabalha com teatro, contações de histórias e intervenções com foco em temas ligados ao dia a dia da população.
  • PROZ Educação – Nasceu a partir da união de duas escolas formadoras de profissionais de saúde, a ESSA (SP) e a Enferminas (MG). Fundadas há mais de 10 anos, as duas instituições, juntas, já formaram mais de 22 mil estudantes.
  • Bem Querer Mulher (BQM) – O Instituto surgiu em 2004, antes mesmo da promulgação da Lei Maria da Penha, tornando-se referência no trabalho de enfrentamento à violência de gênero e intrafamiliar no Brasil.

Eventos

Esquenta de Carnaval e Mobilidade

  • Data: 14/02 a 17/02
  • Horários: 9h às 11h e 13h30 às 15h30
  • Locais e endereços: Terminal Diadema (14 e 15/02 – Av. Conceição, 7.000 – Parque Mamede – Diadema/SP) e Terminal Piraporinha (16 e 17/02 – Av. Piraporinha, 1.956 – Piraporinha – Diadema/SP)

Esquenta de Carnaval e Saúde

  • Data: 15 e 16/02
  • Horários: 10h às 14h
  • Locais e endereços: Terminal São Mateus (15/02 – Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo/SP) e Terminal Jabaquara (16/02 – Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP)