22.9 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Vai viajar de carro? Confira 8 dicas importantes de manutenção para evitar problemas na estrada

Algumas pessoas costumam dizer que o automóvel é como um filho, e se o assunto for segurança, essa frase se encaixa perfeitamente bem, pois ele depende de uma boa manutenção e revisões periódicas, tanto como nós dependemos de check up médico para manter a saúde em dia.  Então, antes de colocar pés e motores na estrada é preciso tomar alguns cuidados essenciais para evitar acidentes e outros problemas indesejáveis que possam atrapalhar a viagem

Pensando nisso, o Klubi – única fintech autorizada pelo BACEN para operar como administradora de consórcios no país –  que cresceu mais de 300% em apenas um ano de operação, tornando-se especialista em consórcio automotivo, separou oito dicas para você não se esquecer de nenhum detalhe.

Confira:

Confira o sistema de freios

Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal mostram que de janeiro a agosto de 2022, 1.770 acidentes, com 36 mortes no total, foram causados por veículos que estavam com algum tipo de problema mecânico envolvendo o freio. 

Portanto, este é o primeiro item que o condutor precisa verificar antes de usar o carro. O bom funcionamento desse sistema é o que vai garantir a segurança durante a viagem.

Nesse caso, é indicado buscar auxílio de um mecânico para testar os freios ou fazer a manutenção preventiva.

Verifique os pneus e o estepe

Pneus velhos podem causar um grande acidente na estrada, porque sem a manutenção adequada os motoristas podem perder o controle ao frear ou até mesmo derrapar se a pista estiver molhada ou escorregadia. Por isso é importante verificar se os acessórios estão em dia e suportam a quilometragem que você vai rodar com o veículo.

Ter um pneu reserva como estepe também é imprescindível, pois caso necessite de troca, ele estará disponível.

Revisão de óleo

Fazer a revisão do nível do óleo é fundamental, pois a falta de óleo no motor do seu veículo pode causar danos irreversíveis ao mesmo, como a  fundição do motor que ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem pela falta de lubrificação das peças. 

Para verificar o óleo você não precisa de muitas ferramentas, basta olhar o medidor que está integrado ao motor na parte da frente do carro, que tem um indicador do nível mínimo que precisa estar no reservatório. Caso esteja abaixo do indicado, é melhor procurar por um profissional para efetuar a troca. A maioria das montadoras também apontam com quantos km você precisa fazer a manutenção.

Nível de água ou fluido do radiador

Assim como o óleo, verificar o nível da água ou fluido no radiador é importante, porque sem isso, o carro pode entrar em superaquecimento, que danifica o veículo. Certifique-se de que o seu carro tenha quantidade suficiente de água antes de sair para a viagem. Essa função é ainda mais fácil que o óleo e pode ser feita por qualquer pessoa, sem dificuldades.

Teste os faróis

Pegar estrada sem farol ligado é sinônimo de multa até mesmo durante o dia, como alerta a Lei nº 14.071/2020, mas a noite é que essa parte do carro precisa estar em perfeitas condições de uso. Verifique se as lâmpadas não estão queimadas ou se o globo que as envolve não está danificado. 

Trocar as lâmpadas de farol e freio parece tarefa fácil, mas é recomendado buscar ajuda de um profissional de autoelétrica para evitar futuras panes elétricas.

Preste atenção no painel do carro

Esse é um alerta importante e que complementa o que sinalizamos acima. Por meio do painel o motorista consegue identificar falhas presentes no carro e ter acesso a informações mecânicas e técnicas como nível de combustível, velocímetro, acionamento do freio de mão, entre outros. Se o painel não estiver funcionando é bem provável que o condutor tenha imprevistos durante a viagem.

Não leve excesso de bagagem

Planejar a quantidade de bagagens que vai levar também é um meio de garantir segurança. Durante a viagem não coloque malas e bolsas em espaços que possam bloquear o campo de visão do motorista. Todos os carros são fabricados com um limite de peso que suportam, respeitar esse limite é essencial para evitar problemas.

Avalie a suspensão, alinhamento e balanceamento

Sempre avalie se a suspensão do carro está em dia e se é necessário realizar um alinhamento e balanceamento do carro para que na estrada ele tenha um bom desempenho e não sofra com nenhuma instabilidade. 

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS