Prefeitura de SP realiza audiência pública sobre o plano cicloviário

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, realiza uma audiência pública em que irá apresentar, discutir e receber propostas de novas estruturas para a expansão da malha cicloviária e sua conexão ao transporte público.

A expansão da malha trará ganhos para toda a cidade como a requalificação dos espaços urbanos e a redução do uso de transportes motorizados individuais, além da consequente redução da emissão de poluentes e do número de vítimas no trânsito.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O Programa de Metas da atual gestão prevê a entrega de 300 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas até 2024. Essa audiência pública terá por objetivo discutir a primeira etapa desse planejamento, considerando apenas os projetos ainda não discutidos com a sociedade civil.

    As propostas a serem discutidas são resultado de um amplo diagnóstico da rede cicloviária existente e de estudos técnicos elaborados pela área de planejamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Além disso, incorporam contribuições recebidas pelas instâncias de participação social da Secretaria de Mobilidade e Trânsito, em especial da Câmara Temática de Bicicleta do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. São diretrizes para concepção dos projetos: (1) a promoção da segurança viária, (2) a linearidade dos trajetos cicloviários, (3) a conexão com as estruturas já existentes e (4) a integração dos modos de transporte.

    Para melhorar a experiência durante a execução da sessão virtual de audiência pública, a Prefeitura faz algumas recomendações ou avisos aos cidadãos e cidadãs:

    a) as câmeras de vídeo dos participantes poderão estar desabilitadas durante a sessão, de forma a reduzir o volume de dados trafegados;
    b) recomenda-se aos cidadãos e às cidadãs que não desejem fazer uso da fala ao final da sessão pública darem preferência ao acompanhamento da sessão por meio do canal da Secretaria de Mobilidade e Trânsito no YouTube.

    Veja aqui o Regimento Interno da Audiência Pública.

    Link para inscrição para uso da palavra. Limitado a 30 pessoas, até às 18h do dia 23 de agosto de 2022.

    Documentos que subsidiarão a audiência pública:

    Mapa da rede cicloviária existente, constando os trajetos cicloviários a serem discutidos em audiência pública:

    Tendo em vista a pandemia de Covid-19, a audiência será realizada em ambiente virtual, no dia 25 de agosto de 2022 às 19h, acessível por meio do endereço eletrônico do software Microsoft Teams ou, alternativamente, por meio do canal da Secretaria de Mobilidade e Trânsito no YouTube.