17.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Plataforma TOP traz praticidade e modernidade aos passageiros do transporte público de São Paulo

O avanço que Plataforma TOP tem disponibilizado ao transporte público paulista vem contribuindo para a oferta de muitas facilidades e alternativas aos passageiros da capital e da Região Metropolitana de São Paulo. Desenvolvido pela Autopass, maior empresa privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil, em parceria com a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, o sistema amplia os canais de venda, diversifica as formas de pagamento e permite a compra do bilhete digital QR Code antes mesmo do passageiro chegar às estações.

Lançada em dezembro de 2020, com a introdução simultânea do Bilhete Digital QR Code e do Aplicativo, o TOP é uma plataforma de serviços integrados que une a mobilidade urbana à vida de todos os cidadãos, com uma linguagem acessível para os passageiros. Desde então, uma série de novidades em produtos e serviços vem sendo implementadas, sempre com o objetivo principal de modernizar e simplificar a bilhetagem eletrônica e os meios de pagamento no transporte público paulista.

Em 2021, as principais novidades foram o lançamento do WhatsApp TOP como novo canal para compra do Bilhete Digital QR Code e a chegada do Cartão TOP SP, uma opção que viria a substituir neste ano o cartão BOM com novas funcionalidades, como Conta Digital, Débito e Crédito. “É pouco tempo para mudanças tão transformadoras e significativas no transporte público de São Paulo. Simplificar a mobilidade com novas soluções e tecnologias, transformando positivamente a jornada das pessoas é o verdadeiro propósito da Autopass, e estamos conseguindo colocar isso em prática em São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, por meio do TOP”, explica Rodney Freitas, CEO da Autopass.

Hoje, números expressivos já comprovam na prática o avanço e a consolidação da Plataforma TOP, tanto do ponto de vista da entrega técnica de produtos e serviços como também da aceitação entre os passageiros. A plataforma TOP já superou a marca de 1,1 milhão de cartões TOP SP emitidos, mais de 1,3 milhão de cadastros no aplicativo TOP e os Bilhetes Digitais QR Code utilizados no transporte já ultrapassaram 185 milhões de unidades vendidas.

Bilhete Digital QR Code TOP

Entre as principais novidades implementadas pela Plataforma TOP, o Bilhete Digital QR Code TOP trouxe mais tecnologia e comodidade para quem usa CPTM e Metrô. Lançada em dezembro de 2020, a solução substituiu definitivamente em abril do ano passado o bilhete unitário tradicional Edmonson, que até então era comprado somente nas bilheterias das estações e tinha o dinheiro como única forma de pagamento. O Bilhete QR Code já está também em fase de implantação para ser usado em breve também nos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Uma vantagem do bilhete digital é permanecer disponível por tempo indeterminado no aplicativo TOP, facilitando o planejamento de trajetos. Além disso, com um print na tela, o bilhete pode ser utilizado sem conexão com a internet. Prático e muito fácil de usar, o Bilhete QR Code TOP pode ser adquirido na versão digital para smartphone ou na versão impressa em papel a partir dos seguintes canais de venda:

Aplicativo TOP

O aplicativo TOP é uma alternativa rápida para adquirir os Bilhetes Digitais QR Code, utilizado para embarques no Metrô e na CPTM, e comprar créditos no cartão TOP SP. Disponível para os sistemas Android e iOS, pode ser baixado rapidamente no Google Play ou na Apple Store, sendo necessário apenas fazer cadastro e criar senha de acesso. Com interface leve e amigável, possibilita a compra de bilhetes com diferentes opções de pagamento: cartão de crédito, cartão de débito e PIX (código gerado no ato da compra para pagar no aplicativo do banco). Após a conclusão da compra, os bilhetes já ficam disponíveis para uso no aplicativo. Além da utilização no transporte público, no caso do cartão TOP SP híbrido, o aplicativo permite acessar a Conta Digital TOP e fazer todo o controle de gastos no cartão.

WhatsApp Oficial TOP

Um dos canais de venda do Bilhete Digital QR Code TOP que vem conquistando a cada dia a preferência dos passageiros é o WhatsApp Oficial TOP. Para comprar seus bilhetes por ele, basta enviar um ‘oi’ para o número (11 3888-2200) e seguir as orientações para compra das passagens. Interface bastante familiar em todo o mundo e presente em cerca de 99% dos celulares no Brasil, o aplicativo de mensagens permite comprar passagens, recarregar o cartão TOP SP e solicitar atendimento para eventuais dúvidas.

O pagamento nesta modalidade de compra é feito por PIX no aplicativo do banco e o QR Code de cada passagem adquirida é enviado automaticamente ao WhatsApp do comprador, servindo como bilhete digital a ser mostrado no leitor de QR Code instalado nas catracas. Durante o processo de compra, é sempre importante observar se há o sinal de verificação do WhatsApp para ter certeza de que está conversando com o assistente virtual oficial do TOP. Desde o seu lançamento, em junho de 2021, as vendas de bilhetes por meio do WhatsApp TOP já ultrapassaram a marca de 1,5 milhão de unidades.

Pontos comerciais TOP

Para a compra antecipada das passagens em dinheiro e recarga de cartão, a plataforma TOP conta com mais de 8 mil pontos de venda em estabelecimentos comerciais credenciados distribuídos pela capital e Região Metropolitana de São Paulo. É uma ótima opção para quem pretende adquirir os bilhetes perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site.

ATMs TOP

A solução mais indicada para quem precisa ou prefere comprar os bilhetes na própria estação do Metrô e da CPTM são as mais de 800 máquinas de autoatendimento. Alternativas adicionais às bilheterias, as ATMs permitem comprar até 2 bilhetes QR Code com cartão de débito, assim como recarregar o Cartão TOP SP.

Novo Cartão TOP SP

Lançado em novembro de 2021, o novo Cartão TOP SP é usado para embarque nas estações da CPTM, do Metrô e nas linhas intermunicipais da EMTU. Assim como o cartão BOM, oferece desconto de R$ 1,50 na integração entre as viagens de ônibus e trens. O cartão TOP SP pode ser solicitado de forma simples por meio de agendamento no site, com retirada programada em uma das unidades credenciadas para o serviço, ou ainda pelo aplicativo TOP, com entrega em domicílio e cobrança de taxa de entrega de R$ 22,30.

Outra novidade do cartão TOP SP é que, além da versão puro Transporte, está também disponível o TOP híbrido, que oferece adicionalmente as funções débito e crédito. As opções são: TOP Transporte, TOP Conta Digital Débito ou TOP Crédito (mediante aprovação de cadastro). O cartão híbrido não é obrigatório, e o passageiro, se preferir, pode sempre optar pelo cartão somente com a função de transporte. Para mais informações sobre todas as funcionalidades da plataforma TOP, acesse o site ou pelo WhatsApp, no (11) 3888-2200, que conta com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Redes Sociais

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS