O presidente da CPTM, Pedro Moro, informou por meio de suas redes sociais, o andamento da reforma de dois carros ferroviários que irão servir para aumentar a oferta de lugares do Expresso Turístico.
O serviço ganhou uma nova visão por parte da empresa, que prevê fazer vendas on-line das passagens, e ter até um “vagão restaurante”, para servir refeições aos passageiros.
Os carros da postagem, que estão sendo reformados, são Budd, de prefixos 3254 e 3259. Um desses carros foi fabricado pela Mafersa em 1962, e utilizado na Estrada de Ferro Araraquara – São Paulo e Santa Fé do Sul, até o fim dos anos 90.
Segundo a publicação de Pedro Moro:
“Agora ele está na Oficina de Roosevelt com a equipe da GOR – Gerência de Manutenção de Material Rodante e Oficinas, onde já passou por muitos serviços como a revisão dos truques, rodeiros, blocos de freios e suspensão e reforma completa de todo o piso, teto e paredes. Atualmente os trabalhos estão concentrados na recuperação dos sanitários e parte elétrica, instalação das estrutura reformadas dos bancos e desenvolvimento de estrutura dos novos bagageiros.”
Desde sua “aposentadoria”, os carros ferroviários estavam parados e eram preservados pela ABPF, que cedeu os veículos para à CPTM usar nos serviços nostálgicos do Expresso Turístico, que faz viagens para Mogi das Cruzes, Jundiaí e a vila histórica de Paranapiacaba, este último, os dois destinos mais procurados.