Acompanhe neste post as últimas informações sobre a greve de ônibus em São Paulo nesta quarta-feira, 25 de maio de 2022.
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) chegou a divulgar que faria uma paralisação nos terminais de ônibus da cidade, na tarde desta quarta-feira, mas foi suspensa. A categoria que está em campanha salarial, segue em “estado de greve“.
Greve de ônibus em São Paulo
16h23 – O sindicato dos motoristas anunciou que suspendeu as paralisações que estavam previstas para acontecer nos terminais de ônibus de São Paulo na tarde desta quarta (25/05), mas segue em “estado de greve”.
Leia abaixo a nota do Sindmotoristas na íntegra:
“Após a Justiça do Trabalho conceder liminar limitando as manifestações nos terminais de ônibus que ocorreriam na tarde desta quarta-feira (25), o SINDMOTORISTAS realizou uma reunião para debater e traçar estratégias que avancem os rumos da Campanha Salarial da categoria. Os profissionais não descartam paralisações, mas seguem em ‘Estado de Greve’.
Na reunião plenária – que envolveu os diretores da entidade, o departamento jurídico do sindicato e a Comissão dos Trabalhadores – foram debatidas as tentativas da SPTRANS na justiça, visando impedir as manifestações. ‘A princípio, a justiça negou o pedido de Tutela Provisória de Urgência Antecipada, mas depois recorrerem à decisão e foi concedida uma liminar que previa multa diária no valor de R$ 50 mil’, explicou o presidente do sindicato, Valdevan Noventa.
Conforme o presidente, uma nova reunião deverá acontecer amanhã, dia 26, entre os empresários e o Poder Público para discutirem uma contraproposta a ser apresentada aos trabalhadores. ‘Vamos aguardar o resultado desse encontro. No entanto, seguimos em Estado de Greve. Não vamos ceder um único direito, uma única reivindicação. Os trabalhadores estão decididos, firmes e fortes junto ao sindicato’, completou.
Valdevan Noventa ainda informou que embora estejam pacientemente aguardando um retorno dos patrões, a categoria não descarta a realização de paralisações, mas que tudo será decidido em uma nova assembleia. ‘A qualquer momento convocaremos uma nova assembleia. Esperamos que até sexta tenhamos um posicionamento’, avisou.
15h14 – Às 15h, a SPTrans informou que a operação seguia normalmente em todos os terminais de ônibus.
14h47 – Às 14h30, a SPTrans informou que a operação seguia normalmente em todos os terminais de ônibus.
14h28 – A SPTrans informou que está monitorando o funcionamento dos terminais e linhas de ônibus da cidade de São Paulo. Às 14h, a operação seguia normalmente em todos os terminais.
“A SPTrans obteve decisão liminar na Justiça do Trabalho, na noite de ontem, 24 de maio, que determinou a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil”, informou a gerenciadora.
13h55 – Os terminais de ônibus de São Paulo devem ter manifestações de motoristas e cobradores de ônibus a partir das 14h. O movimento faz parte da “Campanha Salarial 2022” da categoria que está em “estado de greve” desde a semana passada. Esse estado antecede uma greve de fato, que interrompe o sistema como um todo. Com isso, os terminais da SPTrans deverão ser fechados e o atendimento dos ônibus prejudicado durante a manifestação, que deve durar até às 17h.
Leia também
Mobilidade Sampa
Siga o Mobilidade Sampa no Twitter, Instagram, YouTube e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.