Para oferecer mais conforto e segurança durante a espera pelo embarque, assim como também no momento do desembarque de passageiros do sistema de transporte de Praia Grande, diversos pontos de ônibus da cidade estão passando por manutenções. As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp), que listou 39 locais (com 40 abrigos no total) como prioridades, nos bairros Maracanã, Caiçara, Tupi, Ocian, Real, Samambaia, Mirim, Canto do Forte, Quietude, Tupiry, Boqueirão, Ribeirópolis e Sítio do Campo. A intenção é que ao longo dos próximos meses todos os locais passem pelas melhorias necessárias.
Ao longo dos últimos meses, técnicos da Setransp fizeram o levantamento de todos os locais que precisavam de algum tipo de melhoria e listaram quais seriam as prioridades. Em alguns destes locais, já foram iniciados serviços de pintura e troca de teto. As próximas etapas vão incluir, também, o serviço de troca de trechos envidraçados dos equipamentos.
De acordo com o secretário de transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, o trabalho complementa as diversas outras melhorias que a Prefeitura tem desenvolvido para garantir sempre um sistema eficiente para toda a população. “O sistema de transportes de Praia Grande passou por importantes investimentos e melhorias ao longo dos últimos meses, que resultaram na modernização da frota municipal, melhor infraestrutura nos Terminais Rodoviários e de serviços oferecidos à população em geral e profissionais do transporte”.
Ar-condicionado
Outra melhoria prevista para os próximos dias é o religamento do sistema de ar-condicionado dos veículos das 14 linhas de ônibus municipais. Desligados desde março de 2020, seguindo orientações dos órgãos de saúde como forma de evitar o contágio do coronavírus (Covid-19) nos períodos mais críticos da pandemia, os equipamentos serão higienizados nos próximos dias e serão religados gradativamente a partir da próxima segunda-feira (4/4).
A decisão vem em um momento de significativa queda no número de casos de Covid no País, o que resultou, inclusive, na flexibilização do uso de máscaras em todo o Estado de São Paulo.
A Setransp e a empresa concessionária Viação Piracicabana decidiram religar o ar-condicionado dos ônibus com base no parecer nº 32/2022 do Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à covid-19, composto por profissionais da área como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros, dos mais diversos níveis de atenção em saúde, como Atenção Básica, Pronto-Socorro, Especialidades Médicas, Samu e rede hospitalar.