CPTM começa a utilizar nova locomotiva para serviços de manutenção

A CPTM entregou nesta quinta-feira, dia 10 de março de 2022, uma nova locomotiva para atuar nas atividades de manutenção. Uma segunda máquina também foi entregue, só que antes de ser utilizada pela companhia, passará por testes de comissionamento.

Com valor total de investimento de R$ 20,5 milhões, fabricadas pela Progress Rail, do grupo Caterpillar, essas são as primeiras locomotivas adquiridas pela CPTM para manutenção de via permanente, rede aérea, carregamento de trilhos, vagões de brita, além de auxiliar em manobras na operação.

Com tecnologia de última geração, as locomotivas vão aumentar a disponibilidade de máquinas de manutenção, garantindo maior agilidade no tempo de atuação da operação e manutenções preventivas e corretivas dos sistemas da CPTM.

As novas locomotivas são as primeiras compradas ao longo desses quase 30 anos de existência da CPTM. As que estão em atividade atualmente foram herdadas pela companhia e faziam parte de aquisições de operadoras do passado.

Em razão da tecnologia embarcada, as locomotivas vão contribuir para redução de custos por conta da sua alta performance e maior intervalo de intervenções e revisões. A equipe de maquinistas que vai atuar nas locomotivas passou por treinamento de operação, inclusive para realização dos testes dinâmicos de comissionamento. Com a novas aquisições, a frota de locomotivas da CPTM será composta por 13 máquinas.

“Nosso objetivo principal com essas aquisições é o compromisso assumido de melhorar cada vez mais a qualidade da prestação de serviço entregue aos nossos passageiros. Para isso, precisamos ter resposta rápida e eficaz para atender ocorrências que necessitam de manutenção, resultando em viagens mais rápidas, seguras e confortáveis”, disse o presidente da CPTM, Pedro Moro.