O Metrô assinou nesta quinta-feira, dia 13 de janeiro de 2022, a Ordem de Serviço para a compra de 19 novos trens para a Linha 15-Prata do monotrilho. Com os novos trens, a frota passará a contar com 46 unidades.
O documento autoriza o Consórcio CEML a iniciar a fabricação dos trens para serem entregues gradualmente até a conclusão da ampliação que será feita pelo Metrô sentido Jacu-Pêssego e Ipiranga.
Os trens seguirão o padrão das demais 27 unidades da Linha 15, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura. Contarão com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros, operação automática e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, com 1,60 metros de largura para facilitar o embarque e desembarque.
As composições são fabricadas com estrado de aço e conjuntos de paredes laterais e teto em alumínio extrudado e equipadas com motores elétricos de ímã permanente refrigerados a água, menores, mais potentes e eficientes energeticamente, em comparação aos motores convencionais.
Elas circulam sobre vigas de concreto, sendo cada carro equipado com quatro pneus de carga, na vertical, que passam sobre a parte superior da viga de concreto. Outros seis pneus-guia ficam na horizontal, encostados à lateral da viga, proporcionando a estabilidade necessária ao trem. Cada composição, com 7 carros, conta com 112 pneus, ao todo.
O projeto de ampliação da Linha 15-Prata em andamento considera a expansão à leste – após Jardim Colonial -, com mais duas estações e cerca de 3 km de extensão até Jacu-Pêssego, além de um novo pátio de manutenção.
O Metrô está concluindo a licitação para a contratação dessas obras. Já no lado oeste, após Vila Prudente, a linha vai ganhar a estação Ipiranga, conectando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM. A documentação está sendo elaborada para licitar a obra. Atualmente, a Linha 15 funciona com 14,6 km de extensão e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial.