A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, apoiam a campanha “Corte o elástico antes de jogar a máscara no lixo!”, uma iniciativa da Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo.
Até o final de janeiro, em todas as 11 estações da Linha 4-Amarela e nas 17 da Linha 5-Lilás estarão afixados cartazes alertando para o descarte correto das máscaras descartáveis ou de tecidos, utilizadas para proteção contra a Covid-19.
Segundo ambientalistas, até setembro de 2020, a organização britânica RSPCA tinha atendido 900 chamadas relacionadas a animais presos em máscaras. As máscaras descartadas indevidamente podem se tornar um perigo significativo, especialmente para animais selvagens e pássaros.
Tiras ou alças de elástico, embora aparentemente inofensivas, podem ficar enroscadas em pequenos animais e bicos de pássaros. Se ingeridas, também podem causar asfixia.
A recomendação é que, sempre que possível, corte o elástico antes de jogar a máscara no lixo.
Campanha “Corte o elástico antes de jogar a máscara no lixo!” – cartazes em todas as estações da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô: até o dia 30 de janeiro de 2022.