20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

O final de novembro segue agitado pelas provas do Enem e pela partida do Palmeiras pelo Brasileirão

A capital paulista passa por grandes eventos esta semana, o primeiro é o Enem que aconteceu neste domingo e o outro é a partida entre Palmeiras e Atlético Mineiro pela 35ª rodada do Brasileirão Série A.

Em função do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o tráfego de São Paulo passou por mudanças, pois a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizou uma operação especial para viabilizar da melhor maneira possível o ENEM. A prova do ENEM foi organizada para ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro. Por ser um evento nacional que mobiliza uma grande quantidade de profissionais, quase meio milhão de pessoas trabalham em torno da realização da prova. Desde as áreas educacionais quanto a confecção da prova quanto aos profissionais envolvidos em toda logística do sistema, como os responsáveis por armazenamento, transporte entre outros.

A 1ª etapa da prova aconteceu no último domingo e todo um esquema foi organizado para facilitar o acesso dos estudantes aos locais de prova. A Avenida Paulista, que todo domingo tem o seu fluxo de pedestres somente aberto para pedestres circularem, teve a via fechada até às 13h para o público, para viabilização do fluxo de veículos. Com isto a Prefeitura consegue ajudar o tráfego livre para ônibus e veículos para o acesso aos vários locais de prova.

Além disso, o CET montou uma operação especial de trânsito monitorando os principais corredores da cidade e agilizando a remoção de interferências. A SPTrans informou também que trabalhou com 100% da frota de domingo. Vale ressaltar que quem possui o Bilhete Único Estudante, pode utilizar até 4 ônibus em um intervalo de 2 horas e com o Bilhete Único um intervalo de 8 horas, sendo a última recarga de quatro tarifas.

Metrô operou normalmente no domingo

Estação Carrão da Linha 3-Vermelha
Estação Carrão da Linha 3-Vermelha do Metrô (Foto: Diego Torres Silvestre/Creative Commons BY 2.0)

Outro ponto importante do trânsito foi a operação das linhas do Metrô de São Paulo funcionarem normalmente e não terem tido nenhuma operação de manutenção nas vias que pudesse prejudicar o acesso de alguns à prova. Durante o final de semana que ocorreu junto com o feriado da Consciência Negra ainda teve as linhas de trens reversas preparadas, caso observado um aumento de demanda de transporte.

Através da Central de Informações do Metrô você pode ter mais informações sobre o funcionamento e programação das linhas de metrô, o número é 0800 770 7722. De qualquer forma, conforme noticiado pelo G1, o Metrô de São Paulo recomenda a todos procurarem programar o deslocamento até os locais de prova com antecedência para evitar transtornos ou surpresas de última hora.

CET organiza esquema para monitorar o trânsito na partida entre Palmeiras e Atlético Mineiro

Allianz Parque
Estádio Allianz Parque (Foto: Divulgação)

Outro evento de grande importância nesta semana é a partida entre Palmeiras e Atlético Mineiro. O jogo vale pela 35ª rodada do Brasileirão e coloca em disputa as duas equipes do topo da tabela do Campeonato Brasileiro Séria A, já perto do final do campeonato. Pela Rivalry, inclusive, você tem a cobertura completa de apostas em futebol, nessa partida que promete movimentar a capital, pois terá o público liberado de 43 mil pessoas.

A partida que começa às 21h30 pode ter grande concentração de público e por isto a CET já fez um esquema para viabilizar o trânsito no bairro da Pompeia. A partida acontecerá no Allianz Parque e haverá todo um esquema já organizado desde às 17h30 da tarde para a execução da partida. A arena fica na Avenida Francisco Matarazzo, 1705, sendo circundada pela Rua Padre Antônio Tomás, Avenida Antártica, Praça Marrey Júnior e Rua Palestra Itália.

No site da CET, além de recomendações básicas de segurança no trânsito e também quanto à saúde (uso de máscaras, evitar aglomerações, etc), você ainda tem acesso às alterações no trânsito. A Companhia anunciou a interdição de alguns pontos nas ruas Palestra Itália, Diana, Caraíbas e outras. E também como forma de agilizar o trânsito é importante também conferir as rotas alternativas para chegada aos seus destinos.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS