O que abre e fecha em São Paulo durante os feriados antecipados?

142453
São Paulo O que abre e fecha
Centro de São Paulo (Foto: Wilfredor/CC0 1.0)

Entre os dias 26 de março (sexta-feira) e 4 de abril (domingo), a capital paulista terá cinco feriados antecipados, conforme anunciado pela Prefeitura de São Paulo, no dia 18 de março. Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo durante os feriados antecipados e programe-se.

A ação tem o objetivo de reduzir a circulação de pessoas, diminuir a contaminação do coronavírus e assim evitar colapsos nas redes de saúde e funerária da capital paulista.

A fase emergencial do Plano São Paulo foi prorrogada até o dia 11 de abril.

Os feriados antecipados serão:

  • 26 de março – sexta-feira: antecipação do feriado de Corpus Christi (3 de junho de 2021)
  • 29 de março – segunda-feira: antecipação do feriado da Consciência Negra (20 de novembro de 2021)
  • 30 de março – terça-feira: antecipação do feriado do aniversário de São Paulo (25 de janeiro de 2022)
  • 31 de março – quarta-feira: antecipação do feriado de Corpus Christi (16 de junho de 2022)
  • 1° de abril – quinta-feira: antecipação do feriado da Consciência Negra (20 de novembro de 2022)

Confira o levantamento feito pelo Mobilidade Sampa sobre o que muda nos serviços municipais, estaduais e particulares na capital paulista.

Se você mora em alguma das sete cidades do ABC e precisa saber informações sobre os feriados antecipados, clique ou toque aqui.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO?

ABASTECIMENTO

As feiras livres funcionarão normalmente. Clique aqui (vai abrir um arquivo em formato PDF) para visualizar o funcionamento dos mercados municipais e sacolões.

AEROPORTO DE GUARULHOS

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Permanecerão abertos os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua, Centro-Dia do Idoso e Núcleo de Proteção Jurídico-Social e Apoio Psicológico (NPJ).

Os serviços da Proteção Social Básica e os da Proteção Social Especial de Média Complexidade, não mencionados acima, estarão fechados.

UNIDADES ESTATAIS

Os equipamentos e demais unidades da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social funcionarão nos termos da Portaria 12 – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – 2021.

Os servidores ficam convocados para cumprirem suas jornadas no período mencionado e poderão usufruir das folgas correspondentes até o dia 31 de dezembro de 2022.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) divulgou uma nota sobre o funcionamento dos bancos durante os feriados antecipados. Leia abaixo na íntegra.

“Sensíveis ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e atentos às necessárias medidas de prevenção, os bancos, visando contribuir com o poder público, irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social.

Os bancos recomendam a seus clientes e a população em geral concentrar, ao máximo, suas atividades bancárias via aplicativo de celular e internet, pelo atendimento telefônico e nos caixas eletrônicos, nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.

Observados os decretos e legislações locais dessas cidades, bem como a regulamentação federal que rege o funcionamento do setor bancário, haverá, em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não têm acesso a canais digitais ou remotos.

As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. Os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar essas datas, pois observam as condições contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central. Todas poderão ser pagas pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento às agências bancárias.

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.”

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A Caixa Econômica Federal informou que abrirá 133 agências em São Paulo e Santo André durante os feriados antecipados (nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril) para atendimento apenas de beneficiários de programas sociais, das 8h às 12h.

O banco reforçou que todos os clientes serão atendidos se chegarem às agências até o horário de fechamento. No dia 2 de abril (feriado da Sexta-Feira Santa), as agências da Caixa estarão fechadas.

Confira aqui (vai abrir um arquivo em PDF) a lista de agências abertas.

CICLOFAIXAS DE LAZER

Em função da prorrogação da fase emergencial do Plano São Paulo e dos indicadores da pandemia na cidade, as ciclofaixas de lazer não serão ativadas neste domingo, dia 28 de março e permanecerão suspensas por prazo indeterminado.

CORREIOS

Os Correios divulgaram um comunicado oficial sobre o funcionamento das agências durante os feriados antecipados. Leia abaixo na íntegra.

“Comunicamos que, como medida para diminuir a circulação de pessoas nas ruas, no intuito de conter a transmissão do novo coronavírus, alguns Estados e Municípios poderão decretar a antecipação de feriados, conforme observado para os municípios de São Paulo e Santos.

Ressaltamos que o Artigo 3º do Decreto Presidencial 10.282, de 20 de março de 2020, ratifica os Serviços Postais como essenciais. Portanto, mesmo em feriados antecipados, os serviços de postagem e de distribuição de cartas e encomendas serão mantidos, reforçando o compromisso dos Correios em prover à população e empresas soluções de comunicação e logística.

Em relação à rede de agências, esclarecemos que no Portal dos Correios, na página Busca Agência, será possível obter diariamente informações sobre as unidades abertas ao público.”

CULTURA

Todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuarão suspensos. Bibliotecas, centros culturais, casas de cultura, teatros e outros espaços apenas com atividades online.

Os eventos para o Mês do Hip Hop e o Mês da Mulher permanecerão exclusivamente de forma virtual e com regras rígidas sobre os protocolos de segurança na produção.

O Festival Verão Sem Censura, programado para a segunda quinzena de março, será adiado e o Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período

DESCOMPLICA SP, FAB LAB LIVRE SP E TELECENTROS

Os Telecentros, as unidades da rede FAB LAB LIVRE SP e as unidades do Descomplica SP permanecerão fechados. 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E TURISMO

Trabalho: Os Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cates) ficarão fechados e funcionarão de forma on-line cadastrando pessoas por meio de um formulário.

O atendimento ao empreendedor seguirá funcionando na Ade Sampa por telefone, no número (11) 4210-2668.

Turismo: As Centrais de Informação Turística não vão realizar atendimentos.

DETRAN

Nos portais do Detran e do Poupatempo, além do aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android), o cidadão pode acessar a qualquer momento mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

O Detran ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de Carteira Nacional de Habilitação, licenciamento e transferência de veículo.

As seis unidades do Detran na capital paulista, localizadas dentro dos postos do Poupatempo, permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase emergencial. A medida é necessária devido à adoção de ações mais restritivas tomadas pelo Governo do Estado de São Paulo para evitar novos casos de contaminação pelo coronavírus. A entrega ou retirada emergencial de qualquer documento está sujeita ao calendário de funcionamento do Poupatempo.

DIREITOS HUMANOS

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania continuarão próximos à população neste momento em que as pessoas podem ficar mais vulneráveis às violações e precisam da garantia de direitos à dignidade. Clique aqui para conferir o funcionamento completo.

ECOPONTOS

Durante todo o feriado, os equipamentos funcionarão das 6h às 18h. Clique aqui para conferir os endereços e saber como funcionam.

EMTU

LINHAS INTERMUNICIPAIS

A operação das linhas intermunicipais pode ser acompanhada em tempo real pelo aplicativo da EMTU (disponível para iOS ou Android).

METRA

CAPES

ESCOLAS ESTADUAIS, MUNICIPAIS E PARTICULARES

ESPORTES

Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial. Não haverá atendimento presencial em nenhuma unidade, não será permitido nenhum tipo de atividade, e foram suspensos todos os eventos esportivos.

FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal, localizado na Praça do Patriarca, 69, no Centro, não terá atendimento presencial enquanto durar a fase emergencial. Os munícipes devem acessar os serviços disponíveis no portal SP156.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos da Fundação Pró-Sangue atendem normalmente durante a fase emergencial.

HABITAÇÃO

Em cumprimento às medidas restritivas de combate à pandemia, a partir de sexta-feira, dia 26 de março, até o próximo dia 4 de abril, as atividades de atendimento presencial estarão suspensas na Secretaria Municipal de Habitação.

A Central de Atendimento da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) não funcionará neste período.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

Os hospitais veterinários das zonas Norte, Leste e Sul abrirão em todos os feriados antecipados, ou seja, nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril e só estarão fechados no dia 2 de abril (Sexta-feira Santa). Clique aqui para conferir como será o funcionamento e os endereços das unidades.

INSS

As agências do INSS na capital paulista fecham de 26 de março a 1º de abril. Leia abaixo a nota do INSS na íntegra.

“As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na cidade de São Paulo ficarão fechadas nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril, cumprindo o Decreto Municipal 60.131 de 2021. O decreto antecipa cinco feriados no município: Corpus Christi e Consciência Negra de 2021 e aniversário da cidade, Corpus Christi e Consciência Negra de 2022. O objetivo é ampliar o isolamento social para conter o avanço da Covid-19 na capital paulista.

O INSS está entrando em contato com segurados que possuem agendamento nas agências localizadas no município nesses dias, inclusive perícia médica, para informar sobre o cancelamento e reagendar o atendimento. No entanto, algumas pessoas podem estar com cadastro desatualizado, inviabilizando o contato. Caso não receba nenhuma ligação do Instituto, o segurado que possui horário agendado para uma das unidades da cidade de São Paulo no período de 26 de março a 1º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento. O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências na cidade durante esse período.”

JUCESP

Mesmo com o feriado prolongado na capital paulista e algumas cidades do Estado de São Paulo, os serviços estarão disponíveis nos canais digitais: Jucesp e Integrador Estadual.

As cidades que não decretarem feriados antecipados como medida preventiva no combate ao coronavírus manterão os Escritórios Regionais e Postos de Serviços funcionando normalmente com atendimento via delivery e postal.

LITORAL PAULISTA

As nove cidades da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) estão em lockdown até o próximo dia 4 de abril. As medidas têm o objetivo de diminuir a curva da contaminação pela Covid-19. Confira aqui mais informações.

RODOVIAS

LINHAS INTERMUNICIPAIS E VLT

METRÔ

As linhas do Metrô vão funcionar normalmente durante os feriados antecipados.

PARQUES

Todos os parques municipais urbanos, naturais e estaduais permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial de enfrentamento à pandemia.

  • Para mais informações sobre os parques estaduais, clique aqui;
  • Para mais informações sobre os parques municipais e naturais, clique aqui.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

As Centrais de Intermediação em Libras funcionarão normalmente. Já a realização da Paraoficina Móvel ficará sem operar nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e nos dias 1º e 2 de abril. A programação retorna a partir de 5 de abril. Clique aqui para saber os detalhes.

POUPATEMPO

Os 82 postos do Poupatempo em todo o Estado de São Paulo permanecerão fechados enquanto durar a fase emergencial.

Nos canais digitais, por meio do portal do Poupatempo e no aplicativo Poupatempo Digital (iOS e Android), estão mantidos os atendimentos online. Hoje o cidadão conta com 130 tipos de serviços, incluindo os do Detran, como segunda via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação, transferência de veículo, transferência, licenciamento, atestado de antecedentes criminais, seguro-desemprego, carteira de trabalho, serviços da Sabesp, educação, saúde, entre outros.

Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do Poupatempo, bem como dos serviços oferecidos, basta acessar o canal Fale Conosco, no site e aplicativo, que também continuará funcionando normalmente.

RECEITA FEDERAL

Confira a situação do atendimento das unidades da Receita Federal da capital paulista e do ABC, durante os feridos antecipados, clicando ou tocando no link da unidade desejada: Itaquera, Tatuapé, Santo Amaro, Paulista, Luz, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

Durante a fase emergencial, o Rodízio Municipal de Veículos passa a vigorar em novo horário, das 20h às 5h do dia seguinte, inclusive nos feriados. Fica suspenso o rodízio para carros em seus horários tradicionais: das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Mini Anel Viário.

Finais de placas:

  • 1 e 2 – das 20h de segunda-feira às 5h de terça
  • 3 e 4 – das 20h de terça-feira às 5h de quarta
  • 5 e 6 – das 20h de quarta-feira às 5h de quinta
  • 7 e 8 – das 20h de quinta-feira às 5h de sexta
  • 9 e 0 – das 20h de sexta-feira às 5h de sábado

CAMINHÕES E FRETADOS

A restrição ao trânsito de caminhões na Zona de Máxima Restrição de Circulação se mantém de segunda a sexta feira, das 5 às 21h e aos sábados, das 10 às 14h. A Zona Máxima de Restrição de Fretados proíbe a circulação de fretados de segunda a sexta-feira, no horário das 5h às 21h, exceto feriados.

ZONA AZUL

A Zona Azul funcionará normalmente de acordo com a sinalização de cada local.

SABESP

A Sabesp informa que os postos de atendimento da Companhia nas unidades do Poupatempo estão temporariamente fechados durante a fase emergencial, em todo o Estado de São Paulo. A medida está em vigor desde o último dia 6 de março.

Por conta da pandemia, a Sabesp pede aos cidadãos que utilizem os canais digitais de atendimento. A Companhia disponibiliza a Agência Virtual no site da Sabesp e o aplicativo Sabesp Mobile para celulares com sistema operacional Android ou iOS.

Outra opção é a Central de Atendimento Telefônico pelos números 195 e 0800 011 9911 (Região Metropolitana de São Paulo e Região Bragantina) e 0800 055 0195 (para demais cidades do interior e litoral).

SAÚDE

MUNICIPAL

Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril, todos os serviços de Saúde da capital paulista funcionarão de forma ininterrupta. Alguns serviços só fecham no feriado nacional da Sexta-Feira da Paixão (dia 2 de abril), permanecendo apenas os essenciais e plantões. Clique aqui e veja as alterações.

ESTADUAL

A Secretaria de Estado da Saúde manterá abertos os seus serviços estaduais localizados na capital paulista, durante os feriados antecipados pela Prefeitura de São Paulo para o período de 26 de março a 4 de abril.

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos. O mesmo ocorrerá nos Ambulatórios Médicos de Especialidades, no Centro de Referência ao Idoso Norte e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, na Zona Leste.

As Farmácias de Medicamentos Especializados, conhecidas como “de alto custo”, também manterão o atendimento dentro do expediente rotineira durante o período. As únicas exceções serão as unidades farmacêuticas Dose Certa, que não terão atividades nestas datas.

SERVIÇO FUNERÁRIO

A partir desta quinta-feira, dia 25 de março, o Serviço Funerário do Município de São Paulo irá ampliar horário para a realização de sepultamentos nas unidades Vila Formosa (Zona Leste), São Luiz (Zona Sul), Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte) e São Pedro (Zona Leste), até às 22h. As demais unidades permanecerão com horário normal de funcionamento, das 7h às 18h. Clique aqui e saiba mais.

SHOPPINGS

Os shoppings de São Paulo não podem funcionar com atendimento ao público. Entretanto, os lojistas oferecem serviços como drive-thru ou delivery. Confira aqui mais informações.

SPTRANS

FROTA DE ÔNIBUS

A frota do sistema de transportes estará mantida nos mesmos níveis das últimas semanas durante os feriados antecipados de 26 de março a 4 de abril. Nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, e nos dias 1º e 2 de abril, a frota será correspondente a de um dia útil. Nos dias 27 de março e 3 de abril (sábados), será a que está operando aos sábados, e nos dias 28 de março e 4 de abril (domingos), a frota será aquela que está rodando aos domingos.

POSTOS DE ATENDIMENTO

Os postos de venda e atendimento localizados em terminais municipais e estações do Expresso Tiradentes funcionarão normalmente no horário, das 6h às 19h, durante os feriados antecipados entre 26 de março e 4 de abril.

Os postos Santana, Jabaquara e a Loja Augusta estarão fechados aos fins de semana e no feriado de sexta-feira da Paixão. Assim, os postos Santana e a Loja Augusta estarão abertos nos dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril, entre 8h e 17h e o Jabaquara, das 7h às 17h.

Desde o início da fase vermelha, o Posto Central de Atendimento da SPTrans encontra-se fechado e permanecerá desta forma durante os feriados antecipados.

POSTO DE APOIO À MULHER

SUBPREFEITURAS

As Praças de Atendimento das Subprefeituras permanecerão fechadas.

Para solicitar serviços, o cidadão poderá optar pelos canais do SP156, por meio do telefone 156, do aplicativo (iOS e Android) ou site, que possui mais de 500 opções digitais e pode ser acessado aqui.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Todos os parques municipais urbanos, naturais e estaduais permanecerão fechados enquanto perdurar a fase emergencial de enfrentamento à pandemia. A medida segue as determinações do Governo do Estado de São Paulo.

ANIMAIS SILVESTRES

O atendimento da Divisão de Fauna Silvestre sofrerá alterações. Em casos de urgência e emergência (animais lesionados ou acidentados), entre em contato via telefone (11) 3885-6669 ou WhatsApp (11) 96715-5424. Em casos de entrega voluntária de animais que estejam saudáveis, deverá ser realizado um agendamento prévio pelos mesmos números de telefone, evitando assim aglomerações no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres.

Nesse contato telefônico, os profissionais fornecerão informações sobre:

  • Como prestar os primeiros cuidados;
  • Qual a melhor forma de transportá-lo ou;
  • Se necessário, solicitar uma viatura para o serviço de resgate da Guarda Civil Metropolitana Ambiental.

Vale lembrar que a remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

LEIA TAMBÉM

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa no TwitterInstagram e Facebook e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário