21.6 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Trecho do Corredor Itaquera-Líder começa a operar neste sábado, dia 3

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, por meio da SPTrans, inicia neste sábado, dia 3 de outubro de 2020, a operação no primeiro corredor exclusivo à esquerda para ônibus da Zona Leste.

Trata-se de um trecho de 2,1 quilômetros do Corredor Itaquera-Líder, no eixo composto pelas avenidas Itaquera e Líder, entre a Praça Francisco Daniel Lopes e Rua Harry Dannemberg, com três paradas de ônibus no canteiro central em cada sentido.

Oito linhas de ônibus, das quais uma noturna, vão atender esse trecho. Os passageiros estão sendo orientados sobre as oito linhas que tiverem os pontos de parada à direita alterados para o canteiro central. Outras seis linhas, que atendem os bairros com ônibus menores e portas à direita, inclusive uma linha intermunicipal, continuarão atendendo pontos já existentes à direita e não circularão pelo corredor à esquerda.

Com a mudança de circulação das principais linhas de ônibus para a faixa à esquerda da avenida, a circulação do tráfego em geral será proibida a partir desta data nas faixas da esquerda das duas pistas, que passam a ser exclusivas para ônibus.

Segurança

Por se tratar de um sistema totalmente novo para a região, com parada de ônibus à esquerda, a SPTrans está tomando uma série de medidas para segurança de pedestres e motoristas.

Uma das medidas é o treinamento de operadores do sistema, fiscais e técnicos da SPTrans, que são fundamentais para o cumprimento das leis de trânsito e, também, para a orientação dos pedestres e motoristas.

A comunidade foi informada sobre as mudanças por meio de reuniões. Os motoristas de ônibus e continuarão a receber orientações sobre a necessidade de ampliar a atenção à travessia de pedestres entre os carros e a reduzir a velocidade ao se aproximarem da faixa de pedestres, mesmo quando o semáforo estiver aberto. Os cobradores também terão papel importante na orientação aos passageiros sobre segurança e os pontos de parada.

Além disso, todo o trecho e entorno recebeu sinalização reforçada para aumentar a segurança, além da sinalização vertical e horizontal elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego.

Histórico

Em razão do não cumprimento do cronograma de obras pelos consórcios anteriores, os contratos foram rescindidos em janeiro de 2020 e, a partir de agora, a responsabilidade pela licitação passa a ser da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e SPTrans.

O corredor completo terá 9,3 quilômetros e vai do Terminal de ônibus Vila Carrão até o Polo Institucional de Itaquera, através das avenidas Itaquera e Líder, e a transposição da Avenida Aricanduva sobre a Avenida Itaquera. A retomada das obras da segunda fase está prevista para novembro.

Linhas que atenderão o corredor

  • 4036/10 Metrô Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4001/10 Itaquera – Terminal Vila Carrão
  • 4007/10 Cohab Juscelino – Terminal Vila Carrão
  • 403A/10 CPTM José Bonifácio – Terminal Penha
  • 407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé
  • 4314/10 Inácio Monteiro – Terminal Parque Dom Pedro II
  • 4314/21 Inácio Monteiro – Terminal Vila Carrão
  • N405/11 Terminal Vila Carrão – Metrô Itaquera (linha noturna)

Paradas centrais à esquerda

  • Parada Francisco Munhoz Filho
  • Parada Miguel Melo Alvim
  • Parada Maria Luiza Americano

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS