20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Osasco testa tecido de combate ao coronavírus em ônibus

Nesta segunda-feira, dia 10 de agosto de 2020, a Prefeitura de Osasco anunciou que, em caráter experimental e sem custos ao município, Osasco será a primeira cidade do Brasil a testar um ônibus com tecidos antivirais na parte interna do coletivo, que impede a propagação de vírus e bactérias nas áreas de contato.

A empresa responsável pelo projeto é a ChromaLíquido, em parceria com Rhodia, que desenvolveu o fio com ação antibacteriana e antiviral e possui laudos de universidades e laboratórios capacitados comprovando a eficiência do produto.

Após período experimental de 7 dias, as empresas ampliarão as instalações em outras linhas municipais.

O tecido tem ação antibacteriana e antiviral com efeito permanente, inclusive para vírus envelopados, como são classificados os vírus influenza, herpesvírus e, principalmente, o coronavírus.

O ônibus teste foi estacionado em frente à Prefeitura de Osasco para que o prefeito Rogério Lins e os secretários de Transportes e Mobilidade Urbana, Lau Alencar, da Comunicação, Thiago Silva e o presidente da Companhia Municipal de Transporte de Osasco, Jair Anastácio, pudessem conhecer a tecnologia. Também acompanharam a ação, o diretor da ChromaLíquido, Ricardo Bastos, e os vereadores Josias da Juco e Ribamar Silva, presidente da Câmara Municipal.

“Fiquei bem curioso para ver como era esse tecido que não transmite nenhum vírus nem antivirais e principalmente o coronavírus. Só de saber que não será transmitido e impede a propagação de vírus e bactérias, dá uma tranquilidade, pois representa mais segurança à população. Estou bem feliz com a ideia de testarmos”, disse o prefeito Rogério Lins.

O material pode ser higienizado e limpo pelas equipes que já realizam a limpeza dos ônibus, pois não há necessidade de produtos especiais. “Caso o tecido rasgue, o reparo é simples: basta cortar o local e colar novo tecido”, explicou o diretor da ChromaLíquido, Ricardo Bastos.

Material

A ChromaLíquido Soluções Tecnológicas, empresa criada pelo Grupo Chroma e a Líquido Indústria Têxtil, é homologada exclusiva da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, para produzir artigos têxteis que utilizem o fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF para todo o mercado automotivo, aéreo e ferroviário. A inovação é genuinamente brasileira.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS