Guarulhos lança protocolo de segurança e higienização para o transporte público

Em conjunto com a Prefeitura de Guarulhos, a Guarupass, entidade que congrega as três concessionárias do transporte coletivo da cidade (Viação Urbana Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão e Viação Campo dos Ouros), divulgou nesta segunda-feira, dia 27 de junho de 2020, os protocolos de segurança, higienização e assepsia para o transporte público.

O material está reunido em uma cartilha com 12 tópicos que serão seguidos para proteger os passageiros contra a disseminação da Covid-19.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Na última sexta-feira, dia 24 de junho, o prefeito Guti anunciou que dentro do planejamento de retomada econômica a frota de ônibus nas ruas voltaria aos 100%, apesar da demanda de passageiros ainda estar abaixo de 50% em relação ao período anterior à pandemia.

    Guarulhos é a primeira cidade da Região Metropolitana de São Paulo a adotar um protocolo de segurança para o transporte público. Também foi o primeiro município do Estado de São Paulo, ainda no mês de abril, a exigir o uso de máscaras de proteção nos ônibus.

    Medidas

    Entre as novidades apresentadas estão a demarcação dos assentos, respeitando o espaçamento social, além da higienização constante dos veículos e terminais.

    Em acordo com a Prefeitura de Guarulhos, os itens a seguir já estão sendo adotados pelas empresas concessionárias e pela Guarupass para dar mais segurança aos passageiros do transporte público:

    1. Manutenção constante das janelas dos ônibus abertas para renovação do ar;
    2. Limpeza e higienização dos ônibus nas garagens;
    3. Limpeza e higienização dos ônibus nos terminais;
    4. Limpeza e higienização dos terminais (duas vezes ao dia);
    5. Utilização dos aplicativos de compra de créditos como GuaruPag (disponível para iOS e Android) e CittaMobi;
    6. Atualização do aplicativo CittaMobi com informações de rota e tempo de espera dos ônibus para evitar aglomerações nos pontos de parada;
    7. Máscara obrigatória para embarque nos ônibus da cidade, bem como adesivos fixados em todos os coletivos mostrando a necessidade do uso;
    8. Diversas campanhas de prevenção na forma online (sites da Guarupass e da Prefeitura de Guarulhos);
    9. Manual online de prevenção e comportamento para profissionais do transporte e loja de atendimento da Guarupass, além dos terminais;
    10. Renovação dos cartões e recadastramento suspensos;
    11. Horário de atendimento do Call Center e chat estendidos.
    12. Loja de atendimento Guarupass e terminais 100% adaptados com todos os equipamentos de segurança para os usuários do transporte e colaboradores:
    • Divisórias em acrílico;
    • Máscaras;
    • Marcação de distanciamento no solo;
    • Totem com álcool em gel;
    • Obrigatório uso de máscaras;
    • Demarcação de assentos respeitando o espaçamento social;
    • Agendamento de horário para atendimento na loja Guarupass.