19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Prefeitura de Santo André restringe gratuidade de idosos nos ônibus municipais

A Prefeitura de Santo André irá restringir, a partir desta terça-feira, dia 24 de março de 2020, a gratuidade dos idosos que utilizam o transporte público municipal. O benefício para os passageiros com 60 anos ou mais poderá ser utilizado exclusivamente no período entre 9h e 16h. Fora deste horário, o Cartão Prioridade e o Cartão Melhor Idade estarão bloqueados.

A medida vale por tempo indeterminado e visa preservar a vida dos idosos em meio à pandemia do novo coronavírus, desestimulando a utilização dos ônibus em horários de pico. A SATrans, empresa que opera o transporte coletivo na cidade, orientou as empresas que desativem as gratuidades fora desta faixa de horário (9h às 16h), impossibilitando a utilização do benefício.

Os motoristas também vão orientar os idosos sobre a utilização dos ônibus apenas em casos de extrema necessidade, além da importância da higienização com álcool em gel nos displays instalados nos veículos. Caso o idoso queira, mesmo assim, realizar a viagem, será orientado a pagar a passagem normalmente.

As medidas impostas são necessárias por conta da grande quantidade de idosos utilizando as linhas municipais. “Estamos em uma guerra invisível, com um inimigo invisível e é muito importante a conscientização sobre a importância de ficar em casa para preservar vidas e frear a disseminação do coronavírus em nossa cidade”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O número de viagens realizadas por idosos vem caindo dia após dia, mas ainda assim há um público que não segue as orientações da Prefeitura de Santo André. Na última quarta-feira, dia 18 de março de 2020, por exemplo, cerca de 24 mil viagens foram realizadas por idosos nos ônibus municipais.

No último final de semana a utilização do transporte público municipal pelos idosos teve queda de mais de 80%. No sábado, dia 21 de março, foram realizadas cerca de 3.000 viagens de passageiros com 60 anos ou mais e no domingo, dia 22 de março, foram aproximadamente 1.300 viagens.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS