Segundo a Prefeitura de São Paulo, um acordo feito com as empresas de ônibus que operam as linhas municipais na capital paulista, visando o aumento na limpeza e higienização dos ônibus no fim de cada viagem, vai aumentar as chances de combate ao coronavírus.
“Depois que o ônibus chega no terminal ele tem que passar por uma nova limpeza para que o pessoal que venha a subir no ônibus, suba em um ônibus limpo”, diz Edson Caram, Secretário Municipal de Transportes.
A Prefeitura de São Paulo informou ainda que também irá utilizar avisos com cartazes e avisos sonoros nos terminais de ônibus, visando orientar os passageiros para evitar a contaminação do coronavírus.
A gestão municipal informou ainda que álcool gel também será disponibilizado nestes locais para que os passageiros possam estar higienizando as mãos sempre que possível.
Nos banheiros dos terminais de ônibus, a limpeza será feita com maior frequência.
Os motoristas de ônibus, cobradores e demais funcionários das empresas de ônibus serão orientados para reforçarem seus cuidados pessoais, lavando sempre as mãos a cada viagem realizada.
https://twitter.com/prefsp/status/1240252757908602886
SPUrbanuss
O SPUrbanuss (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo) informou que as empresas do sistema de transporte coletivo de São Paulo estão reforçando os processos de higienização dos ônibus municipais.
“Além da lavagem externa do veículo e varrição interna para retirada de todo o lixo e resíduos, estão sendo higienizados com maior cuidado os balaústres, que é o ponto de apoio dos passageiros. E os departamentos de recursos humanos das empresas têm orientado que os funcionários, motoristas e cobradores, carreguem consigo álcool em gel e lavem as mãos sempre que possível, como nas paradas dos ônibus nos terminais urbanos.”
Outra medida tomada pelo SPUrbanuss foi solicitar à SPTrans a elaboração do Jornal do Ônibus, fixado em todos os veículos, com informações importantes aos passageiros.
“A edição especial explica o que é o coronavírus e dá dicas de prevenção: quando tossir ou espirrar, usar o braço, e não a mão como barreira; higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel; evitar tocar olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal.”
Grupo de trabalho
A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a SPTrans e todas as empresas de ônibus da capital paulista criaram um Grupo de Trabalho permanente para tentar prevenir a disseminação do coronavírus no transporte público da cidade.