Para reforçar as ações de prevenção contra o coronavírus, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos promovem, a partir desta sexta-feira, dia 20 de março de 2020, uma nova campanha de conscientização para os passageiros.
Os passageiros que circulam pelas estações do Metrô e da CPTM nos horários de pico, poderão obter informações de prevenção, cuidados e sintomas da doença.

Promotores, ao todo 25 duplas, vão circular pelo sistema para auxiliar tirando dúvidas sobre a doença e permitir o uso de álcool gel para higienizar as mãos. A ação é itinerante e vai percorrer as principais estações do Metrô e CPTM.
Também estão disponíveis totens com vídeo informativo, gravado pelo doutor David Uip, coordenador do Centro de Contingência, com orientações e informações aos passageiros sobre prevenção e sintomas da doença.

As primeiras estações a receber os totens são: Brás, Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé, que fazem integração do Metrô com a CPTM, e também nas estações Sé e Jabaquara, esta última com fluxo de passageiros que utilizam o Terminal Metropolitano de Ônibus da EMTU.
Já no dia 30 de março, a campanha ganha um reforço com a implantação de dispensers eletrônicos com álcool em gel ao lado dos totens, que estará disponível para higienização das mãos dos passageiros.
O equipamento funciona com um sensor eletrônico e não é necessário encostar em nada para higienizar as mãos com segurança. Os equipamentos serão reabastecidos ao longo do dia. Para contribuir ainda mais com a difusão de informações, durante a ação será gravado um vídeo-case.

Serviço – Totens
- Estação Sé – Linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô – Área próxima aos bloqueios;
- Estação Tatuapé – Linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral e 12-Safira da CPTM – Mezanino do Metrô;
- Estação Brás – Linhas 3-Vermelha do Metrô e 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira da CPTM – Área da CPTM no local conhecido como Mezanino do Metrô;
- Estação Palmeiras-Barra Funda – Linhas 3-Vermelha do e 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM – Área da CPTM próxima aos bloqueios;
- Estação Jabaquara – Linha 1-Azul do Metrô e Terminal de Ônibus da EMTU – Em frente ao bloqueio do Metrô, na área externa para que os passageiros da EMTU também tenham acesso.