Coronavírus: Informações sobre as companhias aéreas

103
Aeroporto de Brasília Companhias aéreas
Aeroporto de Brasília (Foto: Felipe de Lima Neves/Creative Commons BY 3.0)

Neste post reunimos em um só lugar informações sobre aviação em geral das companhias aéreas American Airlines, Azul, Emirates, Gol, JetSMART, Latam, Lufthansa, MAP, TAP, United Airlines e VoePass, além da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero e dos ministérios do Turismo, da Infraestrutura e da Justiça e Segurança Pública, em meio à pandemia de coronavírus.

Este post será atualizado com a maior frequência possível com o objetivo de informar os passageiros.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS AÉREAS

13/04 – De 23 de março a 12 de abril, companhias nacionais e internacionais e a Força Aérea Brasileira trouxeram ao Brasil passageiros vindos de pelo menos 37 países. Estima-se que 65% deles sejam brasileiros que puderam voltar para casa.

09/04 – Pra quem tinha programado uma viagem e foi surpreendido pela pandemia do coronavírus deve estar se perguntando: e agora? Acesse o site da Associação Brasileira das Empresas Aéreas e conheça as alternativas.

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

08/04 – Agência Nacional de Aviação Civil publica orientações sobre o transporte de álcool gel e líquido como carga.

06/04 – Aeroportos abrem vagas para estacionamento de aeronaves fora de operação.

27/03 – Malha aérea essencial começa no sábado, dia 28 de março.

25/03Atuação conjunta nos aeroportos do Brasil.

24/03 – Governo Federal e empresas de aviação garantem ligação aérea em todos os estados apesar da redução drástica de voos. Confira aqui mais informações.

20/03Formulário para cadastro de brasileiros no exterior.

19/03 – O Governo Federal implementou novas medidas para alteração e reembolso de passagens aéreas que flexibilizam as regras atuais. Acesse aqui as informações e fique atento às condições.

19/03 – A Agência Nacional de Aviação Civil esclareceu que o fechamento de aeroportos cabe ao Governo Federal e que essa medida não foi adotada em nenhum estado brasileiro. Confira aqui mais informações.

18/03 – Passageiros em voos internacionais devem ficar atentos às recomendações das autoridades brasileiras.

17/03 – A Agência Nacional de Aviação Civil reuniu, em um único ambiente virtual, as ações adotadas pelo Ministério da Saúde e pela Agência de Vigilância Sanitária para a prevenção do coronavírus em aeroportos e durante viagens aéreas. Para sanar dúvidas e consultar orientações, acesse o site da Agência Nacional de Aviação Civil.

12/03 – Agência Nacional de Aviação Civil altera regra de uso de slots por conta do coronavírus.

AMERICAN AIRLINES

Atualizações das informações sobre o coronavírus.

AZUL

Confira aqui as informações sobre voos.

EMIRATES

26/03Atualizações das informações sobre o coronavírus.

26/03 – Emirates suspenderá voos comerciais como medida de combater a propagação do coronavírus.

22/03Comunicado do Grupo Emirates sobre o coronavírus.

GOL

28/04 – Pra quem comprou a passagem com uma agência de viagem, no tweet abaixo segue as orientações, caso precise alterar ou cancelar.

14/04 – A Gol reduziu sua malha aérea e deixou disponíveis voos que estão conectando todos os estados brasileiros. Para conferir quais são os destinos disponíveis neste período, assista o passo a passo no vídeo abaixo ou acesse aqui a tabela de voos em PDF.

27/03 – A partir de 28 de março até 3 de maio, as rotas serão centralizadas no Aeroporto de Guarulhos.

23/03 – A Gol criou um formulário online para verificar as informações dos brasileiros que estão fora do país, para ajudar a viabilizar o retorno para casa.

23/03 – Caso não possa viajar, o passageiro pode cancelar a viagem com antecedência nos canais digitais da Gol, evitando o no-show.

22/03 – A partir do dia 23 de março, a Gol disponibilizará passagens aéreas sem cobrança de tarifa aos médicos e demais profissionais de saúde, que precisam se deslocar pelo Brasil para prestar atendimento aos doentes vítimas do coronavírus. Os bilhetes estão sujeitos à disponibilidade nos voos.

22/03 – O passageiro pode verificar as últimas atualizações sobre seu voo, clicando em “Status do voo“, pra descobrir se houve alguma alteração.

22/03Nota da Agência Nacional de Aviação Civil aos brasileiros que estão no exterior.

21/03 – Comunicados da Gol sobre o coronavírus.

20/03 – Informações sobre o fechamento do Aeroporto de Fernando de Noronha.

18/03 – Assista ao passo a passo para remarcar ou cancelar a passagem diretamente do computador.

18/03 – Assista abaixo ao passo a passo para remarcar ou cancelar a passagem diretamente do aplicativo da Gol (para iOS e Android).

18/03 – Entre 18 de março e 30 de abril, as salas VIP Gol Premium Lounge nacionais e internacionais estarão fechadas, assim como as salas VIPs de parcerias internacionais.

18/03 – Recomendações dentro dos aeroportos.

Recomendações Gol
Imagem: Divulgação/Gol

17/03Cancelamento de voos internacionais.

16/03 – Conheça as iniciativas que a Gol está promovendo em suas aeronaves, para enfrentar da melhor forma a epidemia causada pelo coronavírus. Assista o vídeo abaixo.

13/03 – A Gol divulgou um vídeo em seu canal no YouTube, onde o presidente da empresa, Paulo Kakinoff, informa como a Gol está lidando com o coronavírus. Assista abaixo.

INFRAERO

31/03 – Os aeroportos estão intensificando as limpezas das áreas públicas dos terminais.

23/03 – A Infraero criou uma seção de Perguntas e Respostas sobre as ações relacionadas ao coronavírus. Confira aqui.

13/03 – A Infraero informou que está em contato com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes para alinhar práticas de prevenção ao Covid-19.

Os aeroportos da rede veiculam avisos sonoros e vídeos com informações sobre a doença. Saiba mais no site da Infraero.

JETSMART

16/03Confira aqui os comunicados da JetSMART sobre o coronavírus.

16/03 – Para todos os voos domésticos e internacionais, de 13 a 31 de março, serão permitidas alterações, independentemente de quando foi comprado. Isso não acarretará custo pela alteração, o passageiro só precisará pagar a diferença de tarifa, se ela existir.

LATAM

09/04 – Entre os dias 13 e 30 de abril a Latam não vai operar voos internacionais. Os voos nacionais no Brasil e Chile serão mantidos com frequências limitadas e a operação de carga será reforçada.

06/04 – A Latam divulgou a tabela completa dos voos programados para o mês de abril.

04/04 – A Latam Cargo Brasil vêm transportando itens essenciais no combate ao coronavírus.

03/04 – No fim de semana, a Latam vai operar voos especiais de Frankfurt para São Paulo. O passageiro que está sendo afetado, deve preencher urgentemente um formulário para que seja avaliada uma vaga para o seu retorno.

03/04 – De forma temporária, a Latam continuará voando para 39 destinos dentro do Brasil com frequências reduzidas.

02/04 – A Latam informou que está mantendo frequências reduzidas nas rotas Santiago-São Paulo, São Paulo-Miami e Nova York, e Santiago-Miami e Los Angeles.

02/04Voos dentro do Chile e Brasil estão mantidos com frequências reduzidas.

02/04 – O passageiro que teve seu voo reprogramado ou cancelado devido à Covid-19 deve acessar o site da Latam e conferir as opções disponíveis e alterar sua viagem sem custos. Assista ao vídeo abaixo e confira as orientações.

31/03 – A LATAM já repatriou mais de 16 mil passageiros em voos especiais. O grupo já operou 115 voos especiais, transportando não só seus passageiros, mas também clientes de outras companhias.

29/03 – A LATAM anunciou a suspensão temporária de rotas internacionais. Saiba mais aqui.

24/03 – A LATAM já repatriou mais de 10 mil passageiros em 59 voos especiais.

23/03 – A partir desta segunda-feira, dia 23 de março, os profissionais da saúde envolvidos no combate à Covid-19 terão total isenção da tarifa aérea nos assentos disponíveis nos voos.

22/03 – A LATAM transportará gratuitamente profissionais da saúde para auxiliar no combate à pandemia do coronavírus.

21/03 – A LATAM repatriou 3.370 pessoas entre 19 de março e o meio-dia deste sábado, dia 21 de março.

21/03 – Orientações da LATAM para as principais dúvidas dos passageiros. Assista o vídeo abaixo.

20/03 – Instruções sobre como fazer alteração de voos. Assista o vídeo abaixo.

16/03 – A LATAM reduzirá suas operações em 70% e vai oferecer flexibilidade para remarcar data sem nenhum custo.

16/03 – O CEO da Latam, Jerome Cadier, fala sobre importantes medidas que estão sendo tomadas pela Companhia:

13/03Confira aqui informações importantes sobre a propagação do coronavírus.

13/03 – A Latam informou em suas redes sociais que devido à alta demanda de chamadas em seu contact center, está priorizando a atenção aos passageiros que voem nas próximas 48 horas. Para medidas em relação ao coronavírus, a companhia aérea solicita que os passageiros consultem a página especial com informações importantes sobre o Covid-19.

LUFTHANSA

16/04 – A Lufthansa anunciou sua programação de voos até o dia 17 de maio e a rota São Paulo – Frankfurt continuará em operação com três frequências semanais (segundas, quintas e sábados). Verifique aqui os detalhes das operações reduzidas e opções flexíveis de remarcação de bilhetes.

03/04 – Confira no tweet abaixo as informações sobre os voos entre Frankfurt e São Paulo.

03/04 – A estrutura tarifária da empresa foi alterada, com isso foi estendida a remarcação gratuita a todas as tarifas em todo o mundo.

20/03Informações atualizadas sobre voos.

13/03 – Com a rápida disseminação do coronavírus, a Lufthansa tornou suas regras de remarcação de viagens mais flexíveis para atender às solicitações dos passageiros. Leia mais no site da Lufthansa.

MAP

18/03 – Para contribuir com combate à propagação do novo coronavírus, a MAP suspendeu suas operações em 17 destinos. Entre eles, São Paulo, Ribeirão Preto, Bauru, Uberaba, Belém, Manaus e Parintins. Confira aqui mais informações.

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA

26/03 – Portaria prorroga prazo de pagamento das tarifas de navegação aérea.

19/03 – A Medida Provisória publicada no dia 19 de março, diante do impacto da pandemia do novo coronavírus na aviação civil, estabelece o prazo de 12 meses tanto para o passageiro remarcar a viagem, quanto para a companhia reembolsá-lo, caso seja sua opção.

18/03 – Ministério da Infraestrutura e Agências Reguladoras publicam recomendações aos passageiros.

18/03 – Governo Federal anuncia medidas para minimizar impactos na aviação civil.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA

27/03Brasil fecha fronteiras aéreas para estrangeiros de todas as nacionalidades.

24/03 – Portaria atualiza restrições para entrada de estrangeiros no país por via aérea.

20/03 – Portaria conjunta restringe entrada de estrangeiros provenientes de alguns países por via aérea.

20/03 – Consumidores poderão remarcar voos sem custo adicional e taxas.

MINISTÉRIO DO TURISMO

31/03 – Em uma semana, 26 mil passageiros do exterior voltaram ao Brasil

18/03 – Ministérios do Turismo e da Justiça e Segurança Pública tratam de remarcação de viagens e direitos dos turistas.

TAP

Últimas informações sobre as operações da TAP.

UNITED AIRLINES

Atualizações das informações sobre o coronavírus.

VOEPASS

20/03 – Voepass Linhas Aéreas suspenderá suas operações no Brasil temporariamente. Saiba mais aqui.

16/03 – Confira aqui as informações sobre voos.

Deixe seu comentário