O Metrô de São Paulo entregou nesta terça-feira, dia 22 de outubro de 2019, a subestação de energia São Lucas, segundo a Companhia, ela vai permitir o funcionamento de mais trens na Linha 15-Prata.
A subestação fica localizada na altura do número 6.500 da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, próximo à estação Camilo Haddad.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Novidades na Linha 15-Prata do @metrosp_oficial ! 🚝
Agora ela não depende mais de energia da Linha 2-Verde ⚡
A subestação primária São Lucas usa uma tecnologia que permite ocupar um espaço 4x menor e com isso economizamos dinheiro público.#Linha15Prata #metrosp #monotrilho pic.twitter.com/xCa4lFYw3Z
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos de SP (@stmsp_oficial) October 22, 2019
Segundo o Metrô, o projeto contou com uma solução pioneira na capital paulista que permite a redução de custos na implantação e manutenção do local.
A Companhia destaca que a economia reduz a necessidade de manutenção, cuja atividade preventiva completa deve ser feita apenas após 17 anos de uso. Em uma subestação comum esse trabalho é feito após três anos.
“Inauguramos a subestação São Lucas, que torna a Linha 15-Prata do monotrilho autossuficiente em relação ao abastecimento de energia, deixando de depender da Linha 2-Verde do Metrô. Esse novo modelo de subestação é uma construção menor e mais eficiente, com menos custos e dessa forma otimizando o uso do dinheiro público”, disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, em sua conta no Twitter.