Saiba o que abre e fecha na capital paulista durante o feriado da Independência

107
O que abre e fecha Feriado Independência

Em razão do feriado em comemoração à Independência do Brasil, comemorado neste sábado, dia 7 de setembro, diversos serviços estaduais, municipais e particulares na capital paulista estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento.

Confira abaixo o que abre e fecha na capital paulista e programe-se.

POUPATEMPO

No sábado, dia 7 de setembro, os postos do programa Poupatempo estarão fechados em todo o Estado de São Paulo, em razão do feriado da Independência do Brasil. Na segunda-feira, dia 9 de setembro, o funcionamento volta ao horário habitual de cada unidade.

DETRAN

As unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo em todo o Estado de São Paulo estarão fechadas no sábado, dia 7 de setembro.

Os postos Poupatempo também não prestarão atendimento nessa data. Todas as unidades voltam a funcionar em seus horários habituais na segunda-feira, dia 9 de setembro.

Informações sobre os endereços e horários dos postos podem ser obtidas no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.

PROCON

SPTRANS

Postos de atendimento

O atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes.

Já as lojas Augusta e Santa Cecília e o posto de atendimento da Rua Boa Vista, terminais Santo Amaro e Pirituba, que atendem idosos e pessoas com deficiência, estarão fechados.

Frota de ônibus

A frota de ônibus no feriado será 40% da frota operacional em relação aos dias úteis.

EMTU


Você está de viagem marcada? Não esqueça do seu Seguro Viagem. A Seguros Promo oferece os mais completos planos de seguro de viagem, das melhores seguradoras do mercado. Faça aqui uma comparação das coberturas e dos preços, além de contar com um serviço especializado para orientar a melhor opção de seguro para a viagem!


METRÔ DE SÃO PAULO

Linha 15-Prata

No sábado, dia 7 de setembro, todas as estações da Linha 15-Prata de monotrilho permanecerão fechadas das 4h40 às 14h para continuidade dos testes programados no sistema de controle de trens.

Durante o período de interdição, os passageiros que utilizam a Linha 15-Prata serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Jardim Planalto até a retomada da circulação dos trens.

Linha 3-Vermelha

No domingo, dia 3 de setembro, a partir das 4h40, e pelo dia todo, a circulação dos trens, no trecho entre as estações Tatuapé e Belém, acontecerá por uma única via com intervalos maiores entre as composições. Esta estratégia é necessária para dar prosseguimento às obras de modernização do sistema de sinalização de via.

CPTM

Linha 9-Esmeralda

A circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda da CPTM será interrompida no trecho entre as estações Santo Amaro e Berrini, durante todo o sábado, dia 7 de setembro e domingo, dia 8 de setembro, para a realização de obras da Estação Morumbi da Linha 17-Ouro de monotrilho.

Como alternativa, os passageiros poderão optar por seguir pelo sistema sobre trilhos, utilizando as linhas de metrô para voltar à Linha 9-Esmeralda ou seguir a viagem para outras regiões.

Sentido Osasco: Para quem vai no sentido Osasco, a opção é descer na Estação Santo Amaro e utilizar as linhas 5-Lilás (até Chácara Klabin), 2-Verde (até Consolação – Paulista) e 4-Amarela, retornando à Linha 9-Esmeralda em Pinheiros.

Sentido Grajaú: Para quem vai no sentido Grajaú, a opção é descer na Estação Pinheiros e utilizar as linhas 4-Amarela (até Paulista – Consolação), 2-Verde (até Chácara Klabin) 5-Lilás, retornando à Linha 9-Esmeralda em Santo Amaro.

Paese: Ônibus do sistema Paese estarão à disposição para que o passageiro possa continuar a viagem nos dois sentidos da Linha 9-Esmeralda. Os coletivos vão percorrer o trecho interditado em tempo estimado de 15 minutos no sentido Berrini e 25 minutos no sentido Santo Amaro, dependendo das condições do trânsito.

Senha: Para a utilização dos ônibus do Paese, os passageiros que já estão nas estações Santo Amaro (seja da Linha 9-Esmeralda ou da Linha 5-Lilás) ou Berrini, deverão retirar uma senha na área paga, próxima aos bloqueios. A senha será entregue pelo passageiro para retornar ao sistema sem ter que pagar novamente a passagem; Já os passageiros que estavam fora do sistema podem utilizar os ônibus do Paese gratuitamente, acessando as estações Santo Amaro ou Berrini com o pagamento da tarifa.

Santo Amaro – Embarque e Desembarque: O acesso aos ônibus do Paese será na Avenida Padre José Maria, próximo ao acesso à estação; no mesmo local será feito o desembarque.

Berrini – Embarque e Desembarque: O embarque será na Marginal Pinheiros, sob a passarela da estação. O desembarque será na Marginal Pinheiros, esquina com a Rua Joel Carlos Borges.

CICLOFAIXAS DE LAZER

As ciclofaixas de lazer na cidade de São Paulo estão temporariamente suspensas por falta de patrocínio.

TRÂNSITO

Acompanhe informações sobre o trânsito no site da Companhia de Engenharia de Tráfego.

ABASTECIMENTO

Veja os horários dos mercados e sacolões da cidade de São Paulo. As feiras livres funcionam normalmente.

Mercados – Dia 7 de setembro

  • Cantareira – Aberto da 0h às 15h
  • Central Leste – Aberto das 7h às 18h
  • Guaianases – Aberto das 8h às 14h
  • Ipiranga – Aberto das 8h às 19h
  • Lapa – Aberto das 8h às 18h
  • Pátio Pari – Aberto das 5h às 17h
  • Paulistano – Aberto das 6h às 18h
  • Penha – Aberto das 8h às 19h
  • Pinheiros – Aberto das 8h às 18h
  • Pirituba – Aberto das 7h às 18h
  • Santo Amaro – Aberto das 8h às 14h
  • São Miguel – Aberto das 8h às 17h
  • Sapopemba – Aberto das 8h às 19h
  • Teotônio Vilela – Aberto das 7h às 13h
  • Tucuruvi – Aberto das 8h às 19h
  • Vila Formosa – Aberto das 8h às 13h

Sacolões – Dia 7 de setembro

  • Avanhandava – Aberto das 7h às 22h
  • Bela Vista – Aberto das 7h às 19h
  • Brigadeiro – Aberto das 7h às 13h
  • Butantã – Aberto das 7h às 17h
  • Cidade Tiradentes – Aberto das 8h às 19h
  • City Jaraguá – Aberto das 7h às 18h
  • Cohab Adventista – Aberto das 8h às 14h30
  • Estrada do Sabão – Aberto das 7h às 18h
  • Freguesia do Ó – Aberto das 7h às 20h
  • Jaguaré – Aberto das 7h às 13h
  • Jaraguá – Aberto das 7h às 18h
  • João Moura – Aberto das 8h às 16h
  • Lapa – Aberto das 8h às 14h
  • Piraporinha – Aberto das 7h às 14h
  • Rio Pequeno – Aberto das 7h às 14h
  • Santo Amaro – Aberto das 7h às 19h
  • São Miguel Paulista – Aberto das 8h às 17h

Você está planejando a sua próxima viagem? No Passagens Promo, você encontrará as melhores tarifas promocionais, dicas de viagem e informações sobre o destino.


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Os equipamentos de Assistência Social de Proteção Especial de Alta Complexidade: Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, Centros de Acolhida, Coordenação de Pronto Atendimento Social, Instituições de Longa Permanência para Idosos, Núcleos de Serviço para a população em situação de rua estarão Abertos.

Já os equipamentos de Assistência Social de Proteção Básica e Especial de Média Complexidade: Centros de Referência de Assistência Social, Supervisões de Assistência Social, Centros de Referências Especializados para População em Situação de Rua, Centros de Referência Especializado de Assistência Social, entre outros, estarão fechados.

CENTROS ESPORTIVOS

Todos os centros esportivos abrem normalmente, em regime de plantão.

ECOPONTOS

As unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte aqui as regras e os endereços.

EDUCAÇÃO

As Unidades Educacionais permanecem fechadas. Os Centros Educacionais Unificados funcionam normalmente das 8h às 18h. Consulte aqui os endereços e a programação de cada Centro Educacional Unificado.

HOSPITAIS VETERINÁRIOS

As duas unidades do Hospital Veterinário das zonas Norte e Leste não funcionarão no sábado, dia 7 de setembro. As atividades serão retomadas na segunda-feira, dia 9 de setembro, às 5h45.

SUBPREFEITURAS

As Praças de Atendimento das subprefeituras funcionam apenas de segunda a sexta-feira.

PLANETÁRIOS

Planetário do Ibirapuera: Fechado no sábado, dia 7 de setembro
Planetário do Carmo: Fechado no domingo, dia 8 de setembro

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS, DESCOMPLICA

Os 133 Telecentros da capital paulista, as 12 unidades da rede Fab Lab Livre SP estarão fechados durante o feriado. Já as unidades do Descomplica São Paulo não funcionam aos finais de semana.

POSTO DE ATENDIMENTO DA SECRETARIA DA FAZENDA

O Centro de Atendimento da Fazenda Municipal, localizado na Praça do Patriarca, 69, funciona apenas de segunda a sexta-feira.

SAÚDE

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo informa que os hospitais, prontos-socorros, Assistências Médicas Ambulatoriais 24 horas e as Unidades de Pronto Atendimento, funcionarão o dia todo, de forma ininterrupta, no sábado, dia 7 de setembro.

As unidades de Assistências Médicas Ambulatoriais 12 horas, que atendem de segunda à sábado, inclusive nos feriados e pontos facultativos, atenderão das 7h às 19h. As Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde Integradas funcionarão no sábado, dia 7 de setembro, apenas com pronto atendimento, das 7h às 19h.

As Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades estarão fechadas. Os Centros de Atenção Psicossocial que atendem 24 horas, funcionarão apenas com demandas internas, não estarão abertos ao público. As Assistências Médicas Ambulatoriais Especialidades e os Hospitais Dia estarão fechados e voltarão a funcionar na segunda-feira, dia 9 de setembro, nos respectivos horários de atendimento.

TRABALHO

As unidades do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor não funcionam aos sábados, domingos e feriados.

VERDE E MEIO AMBIENTE

Os parques administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, abrem normalmente.

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres, que fica dentro do Parque Anhanguera estará aberto para o recebimento de animais das 8h às 12h no sábado, dia 7 de setembro, e no domingo, dia 8 de setembro.

No Parque Ibirapuera, a Divisão Técnica de Medicina Veterinária estará fechada.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Visite a nossa loja virtual.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here