A 12ª geração do Corolla, apresentada ao mercado brasileiro no início de setembro deste ano, está disponível em todo o País em três versões diferentes e duas motorizações. Uma delas consiste no novo motor 2.0 litros Dynamic Force, oferecido nas configurações GLi, XEi e Altis. Já a pioneira versão híbrida flex é oferecida na versão topo de linha Altis.
De 1º a 3 de outubro de 2019, o evento Veículo Elétrico Latino Americano, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo, recebe o primeiro veículo híbrido com motor flex do mundo produzido no Brasil, o Novo Corolla 2020, da Toyota. O modelo estará disponível para test drive aberto ao público pela primeira vez no evento.
Com a implementação de novas tecnologias para seus motores a combustão e híbrido, a Toyota conseguiu um incremento significativo no desempenho e no consumo de combustível do Novo Corolla, fator que caminha de acordo com o novo momento do setor automotivo mundial, contribuindo com medidas de preservação do meio ambiente.
A presença do primeiro veículo híbrido com motor flex do mundo produzido no Brasil ressalta o compromisso do evento em trazer as principais novidades do setor para seus visitantes conferirem de perto a inovação e inteligência presentes neste mercado. Além disso, reafirma o cuidado da organização em apresentar as tecnologias mais atuais que serão abordadas durante toda a programação.
“Os veículos elétricos e híbridos estão ganhando cada vez mais espaço e visibilidade no decorrer dos anos. É muito significante para o mercado brasileiro o lançamento de um modelo deste porte produzido 100% em território nacional e, ainda mais, estar presente na 15ª edição do Veículo Elétrico, um evento totalmente dedicado ao assunto”, aponta Rodrigo Afonso, gerente do Veículo Elétrico Latino-Americano.
Inédito sistema híbrido flex
O inédito sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão Hybrid Transaxle (CVT) é a maior novidade da Toyota, afinal, este é o primeiro veículo híbrido flex do mundo.
O sistema híbrido da Toyota, nesta nova geração do Corolla, combina um motor a combustão de 1.8 litros Variable Valve Timing with Intelligence (VVT-i) 16 válvulas de ciclo Atkinson flex, com 101 cavalos de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, 98 cavalos, também a 5.200 rotações por minuto (RPM), quando abastecido com gasolina, e 14,5 quilograma força vezes metro (kgfm) de torque a 3.600 rotações por minuto.
Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cavalos de potência e 16,6 quilograma força vezes metro (kgfm) de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes dos bancos traseiros e do porta-malas.
O Novo Corolla possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para a economia de combustível.
Sobre esse tema, segundo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), o Corolla híbrido é capaz de rodar 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. Além disso, ele é o carro movido a etanol mais eficiente do Brasil, com 1,38 megajoule por quilômetro (MJ/km).
Serviço
Evento: Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE)
Data: De 1º a 3 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Local: Transamérica Expo Center
Evento: Veículo Elétrico Latino-Americano
Data: De 1º a 3 de outubro
Horário: das 13h às 20h
Local: Transamérica Expo Center