Tira-dúvidas sobre a revalidação do Bilhete Único Escolar de Guarulhos

Para esclarecer dúvidas que estudantes e professores têm levantado, a Prefeitura de Guarulhos e a Guarupass (empresa responsável pela confecção dos bilhetes) explicam que as recargas do Bilhete Único Escolar já estão sendo realizadas desde 1º de agosto sem a necessidade de revalidação do cadastro, que tem como prazo o dia 30 de abril de 2020.

Estudantes e professores podem fazer sua recarga normalmente após a volta do período de férias. Só terão os bilhetes bloqueados aqueles que não realizarem o procedimento após as férias de final de ano.

O Bilhete Único Escolar garante o pagamento de 50% do valor da tarifa vigente. Atualmente, existem mais de 300 mil unidades do cartão em circulação. Mas se por algum outro motivo o passageiro teve o cartão bloqueado, é necessário ir pessoalmente à loja da Guarupass para efetuar o desbloqueio e recadastrar o passageiro, portando a documentação exigida.

Confira abaixo o passo a passo para tirar um novo cartão ou fazer o desbloqueio, quando necessário.

Para estudantes

Escola municipal ou particular: Documento de Identidade (RG) e CPF, comprovante de endereço recente em nome do titular, pai ou mãe e declaração escolar referente ao ano letivo ou semestre. Estudantes de escola estadual devem levar os documentos acima e também o Escolar Digital correspondente ao ano letivo.

Para professores

Documento de Identidade (RG), comprovante de endereço recente em nome do titular, pai ou mãe, último holerite, declaração escolar referente ao semestre, carteira de trabalho e, para professores cooperados, o contrato de adesão com firma reconhecida pelos responsáveis e declaração escolar.

Regras

Para obter o benefício, estudantes e professores da rede de ensino, devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação, devem residir a mais de um quilômetro de distância da unidade escolar.

Quem é beneficiado pelo transporte escolar gratuito não tem direito ao Bilhete Único Escolar. Também não garantem o benefício cursos de idiomas, de qualificação profissional com duração inferior a dois anos e cursinhos preparatórios para vestibular (sem formação curricular).

Confira as demais regras para a obtenção do benefício:

1) O solicitante do benefício deve estar presente para que o processo seja feito.

2) Na falta de comprovante de endereço, deverá trazer uma declaração de endereço recente reconhecida em cartório em nome do titular, pai ou mãe. Se o comprovante de endereço for em nome do marido ou esposa, levar certidão de casamento.

3) A certidão de nascimento somente será aceita para aqueles que nunca tiveram Documento de Identidade. Em caso de perda do Documento de Identidade, boletim de ocorrência ou protocolo de segunda via e certidão de nascimento deverão ser apresentados.

4) O sistema desta modalidade é organizado por meio de cotas mensais. É possível acumular créditos carregados no cartão, porém a cota para compra deve sempre respeitar o máximo de 60 viagens. As recargas podem ser realizadas de fevereiro até junho e de agosto até novembro; em dezembro, até o dia 15, sendo que a cota máxima fica fixada em 30 viagens a fim de se adequar ao período letivo.

Postos para recarga do Cartão Escolar

Loja Guarupass

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.

Endereço: Rua Silvestre Vasconcelos Calmon, 136, Vila Moreira.

Terminais Cecap, Taboão e Vila Galvão

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 19h; aos domingos e feriados, das 7h às 13h.

Terminal Pimentas

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 6h às 20h; aos domingos e feriados, das 7h às 13h.

Terminal São João

Horário de atendimento: de segunda a sábado, das 6h às 20h; aos domingos e feriados, das 6h30 às 12h30.

Postos de recarga

E mais de 100 postos de recarga espalhados pela cidade. Confira no site da Guarupass os endereços.

Deixe um comentário