Tatuapé ganha mais de 1000 vagas de Zona Azul

Recentemente, foram criadas 1.058 novas vagas de Zona Azul no bairro do Tatuapé, na Zona Leste. Para permanecer nas vagas sinalizadas como área Zona Azul é preciso adquirir o Cartão Azul Digital.

É importante atentar-se às regras indicadas pelas placas no local, para não ser penalizado. A multa para essa infração é de natureza grave, vale 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 195,23.

A fiscalização é feita por agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, através de um aplicativo próprio onde a placa do veículo é digitada e é verificada se o Cartão Azul Digital está ativo.

Por que o estacionamento rotativo foi criado?

O Estacionamento Rotativo é um modelo de estacionamento público, utilizado em grandes cidades brasileiras, especialmente nos lugares de grande circulação, incentivando a rotatividade das vagas em locais públicos.

O sistema procura democratizar o uso do espaço público ao demarcar vias e logradouros. Regulamentado pelo Código de Trânsito Brasileiro e por leis municipais, na maioria das cidades funciona em algumas categorias, como: “uma hora”, “duas horas”, “três horas” e “carga e descarga”. Limitando o tempo de estacionamento, é possível estimular a rotatividade de veículos.

Devido ao crescimento acelerado das cidades e, consequentemente, do aumento da circulação de carros, a demanda por vagas para estacionar na rua é bastante alta. Por essa razão, existe a cobrança de um valor para que todos possam estacionar na área: assim ninguém sai prejudicado.

É uma forma de oferecer uma maior troca de veículos nas vagas, já que nem todos os estabelecimentos comerciais contam com estacionamentos e ter que parar muito longe do local onde você deseja visitar pode se tornar um problema.

O Brasil não é o único a adotar esse modelo de estacionamento rotativo. Países como Estados Unidos, Emirados Árabes, Croácia, entre outros, também são adeptos.

Como funciona a Zona Azul Digital?

Os estacionamentos rotativos são adotados em diversas áreas do Brasil. Geralmente as vagas são administradas pelos órgãos públicos de trânsito dos municípios e no geral elas funcionam por dias da semana e horários, outras indicam também o tempo de permanecia disponível para cada Cartão Azul Digital.

Em São Paulo, basta encontrar uma vaga disponível e entender suas regulamentações informadas pelas placas indicatórias. As regras diferenciam-se por regiões e tipos de veículos. Existem ainda as vagas especiais, como vaga para idoso e pessoas com deficiência.

As vantagens desse sistema para o condutor é que é uma alternativa mais barata que o estacionamento particular além de otimizar o uso das vagas na rua, já muitas vezes as vagas públicas encontram-se todas ocupadas.

Como comprar o Cartão Azul Digital?

Comprar o cartão da Zona Azul Digital é bem simples e você pode fazer isso através do próprio celular ou rede credenciada oficial da Zona Azul.

Pelo celular, basta baixar um aplicativo oficial da Zona Azul Digital. Com o aplicativo Zona Azul Ponto Certo (disponível para Android e iOS), você realiza o cadastro, cadastra a placa do veículo e escolhe a forma de pagamento mais conveniente: transferência bancária, boleto ou cartão de crédito.

Em São Paulo, o valor de um Cartão Azul Digital é de R$ 5,00.

Se você é um estabelecimento e tem interesse em trabalhar com o Zona Azul Digital, saiba mais aqui.

Para consultar as vagas, locais e regras do estacionamento, acesse a página da Zona Azul no site da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Deixe um comentário