Entenda sobre a importância da arborização urbana

54
Importância da arborização urbana
Publicidade

Com o crescimento cada vez mais agressivo das grandes cidades, muito está sendo descartado em prol da mobilidade urbana. Para facilitar o transporte de veículos como carros, ônibus, motos e caminhões, o meio urbano vem derrubando matas, drenando rios e aplainando terrenos para a construção de viadutos, estradas, estações, entre outros espaços.

Assim, é possível observar uma redução da biodiversidade em decorrência da falta de arborização urbana dentro das cidades, colaborando para uma série de efeitos colaterais que podem ser literalmente sentidos na pele dos habitantes, tais como:

  • Acúmulo de poluentes na atmosfera;
  • Aumento da temperatura urbana, gerando as chamadas “ilhas de calor”;
  • Impermeabilização do solo;
  • Riscos de enchentes.

É nesse sentido que se levantam questionamentos essenciais, por exemplo: como aliar crescimento urbano e sustentabilidade ambiental? Essa e outras reflexões serão respondidas ao longo do texto.

Identificando o problema: o serviço de consultoria ambiental

Antes de ser feita qualquer política pública nas cidades, é preciso que seja contratada uma empresa ou profissionais de consultoria ambiental. Este serviço tem o objetivo principal de analisar e de estudar todos os possíveis impactos ou estragos ambientais que podem vir a acontecer no projeto de uma empresa específica.

No caso de uma cidade, a consultoria é necessária para avaliar o grau de impacto que uma obra pública, tal como a construção de uma ponte, de um aeroporto ou de uma estação de metrô, pode causar à arborização urbana. Com isso, é possível evitar tragédias que ameaçam a fauna, a flora e, até mesmo, a qualidade das redes de abastecimento de uma cidade.

Além disso, uma empresa que presta serviços de consultoria pode indicar ações que buscam conciliar o crescimento da cidade com medidas sustentáveis, bem como atitudes de revitalização ambiental, como a reabilitação de árvores, o reflorestamento e a restauração de rios e de mananciais.

O que é a monitoração do meio ambiente

Além de ter em mente as ações que devem ser tomadas para não impactar ou minimizar o impacto ambiental de algum empreendimento urbano, as cidades precisam passar por um serviço de monitoramento ambiental.

Este, por sua vez, está relacionado a uma análise periódica de componentes presentes em algum tipo de projeto, como o desenvolvimento de uma obra ou a ação de uma indústria, para verificar se aquelas ações estão sendo prejudiciais ao meio ambiente.

Isso evita que empresas fiquem sujeitas a punições previstas pelas leis brasileiras as quais podem acarretar em multas, suspensão das atividades e, no âmbito dos relacionamentos, a deterioração da imagem de uma empresa perante os sócios e a sociedade.

Nesse sentido, tal monitoramento pode ser feito, também, por empresas especializadas e compostas por profissionais adequados para os serviços.

A importância da reciclagem nas cidades

É importante ter em mente que a derrubada de matas e de florestas no interior dos estados não é um problema sem conexão com o funcionamento das grandes cidades, visto que boa parte das árvores derrubadas durante as obras de mobilidade urbana tais como a construção de estradas são direcionadas para o suprimento de madeira das cidades.

Dessa forma, a reciclagem de madeira é uma ação essencial que deve ser tomada dentro dos núcleos urbanos. Com isso, é possível evitar que o grande consumo dessas regiões colabore para a progressão do desmatamento nas redondezas.

Além disso, a reciclagem evita o surgimento de problemas decorrentes do descarte irregular da madeira utilizada, tais como enchentes, as quais, atuando junto com o fenômeno da impermeabilização do solo, agravam ainda mais a situação dos habitantes.

E quando boa parte da arborização já foi perdida?

Nesse caso, como foi dito anteriormente, uma empresa de reflorestamento especializada em assuntos ambientais é capaz de indicar o caminho para a realização de ações de reflorestamento de tudo que já foi perdido dentro das grandes cidades.

Assim, investe-se bastante em políticas de criação de áreas verdes como parques e reservas naturais dentro do ambiente urbano, bem como o replantio de árvores em encostas de morros, tendo em vista que esse tipo de situação pode gerar graves acidentes como deslizamentos.

Portanto, considerando as informações citadas, verifica-se que a arborização dos espaços urbanos é de grande relevância não apenas para os aspectos funcionais de uma cidade, mas também para o seu apelo estético, já que a presença de árvores torna o ambiente urbano mais rico e belo, garantindo um bem-estar físico e mental para os habitantes.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here