Terminal Vila Prudente inicia operações em fase experimental a partir de sábado, dia 11

195
Interior do Terminal Vila Prudente
Interior do Terminal Vila Prudente (Foto: Fábio Klein/Portal da Mobilidade)
Publicidade

As operações do Terminal Vila Prudente, especificamente o Terminal Central, serão iniciadas no próximo sábado, dia 11 de maio, de forma experimental. A inauguração oficial está prevista para a segunda-feira, dia 20 de maio.

A informação foi confirmada na sexta-feira, dia 3 de maio, pelo secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, em entrevista para o Adamo Bazani, do Diário do Transporte.

O secretário informou que a fase experimental a partir de 11 de maio é necessária para adequações operacionais das linhas que atenderão o terminal anexo à Estação Vila Prudente das linhas 2-Verde e 15-Prata do Metrô.

A SPTrans começou a divulgar uma página especial em seu site as alterações operacionais das linhas que atenderão o terminal. Pelo novo terminal, devem passar cerca de 150.000 passageiros.

Na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, onde fica localizado o Terminal Central, abaixo da Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, os terminais Sul e Norte estão em operação desde 2017.

O secretário explicou para o Adamo Bazani que o novo terminal demorou para ser inaugurado por conta de diversos fatores:

“Uma coisa é aquilo que você vê pelo lado de fora, outra coisa é o interno. Demorou para ser entregue do Governo do Estado de São Paulo para a Prefeitura de São Paulo. E além disso, há toda uma questão de sistemas para desenvolver dentro do terminal que a partir do momento que recebeu, a SPTrans começou a trabalhar esta questão de sistema.Algumas questões de sinalização, a Companhia de Engenharia de Tráfego deveria ter concluído. Passo a passo isso acaba demorando um certo tempo para concluir. Isso e mais a transição do Governo para a prefeitura”, disse.

Histórico

As obras do novo terminal foram de responsabilidade do Metrô de São Paulo. Confira abaixo uma cronologia das obras:

  • A estrutura do terminal começou a ser construída em 2010 juntamente com a Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata.
  • O antigo terminal que funcionava na Rua Trocari, entre a Rua Ibitirama e a Avenida Paes de Barros, foi desativado em 2013.
  • Parte da construção do Terminal Central foi finalizada em 2014 quando a Linha 15-Prata foi inaugurada em horário reduzido.
  • Desde então as obras seguiram em ritmo lento, até que em junho de 2016, as obras dos terminais Central, Sul e Norte foram aceleradas, após uma construtora vencer a licitação para finalizá-las.
  • Em setembro de 2017, as obras do Terminal Norte, localizado na Rua Trocari, atendido pela linha 3160/10 Parque Dom Pedro II – Terminal Vila Prudente, foram concluídas.
  • No final de 2017, as obras do Terminal Sul, localizado na Rua Correia Barros, e do Terminal Central, abaixo da Estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, foram concluídas.
  • Em agosto de 2018, a linha 5109/10 Terminal Vila Prudente – Terminal Mercado iniciou a operação no Terminal Sul, antes operava na Rua Cavour.
  • A previsão de entrega do Terminal Central era para dezembro de 2017, depois a entrega foi postergada por algumas vezes. O Metrô justificou o atraso, dizendo que “o cronograma de obras precisou ser alterado em função de atraso na obtenção das autorizações para a readequação e melhorias do viário no entorno. Também houve necessidade de remodelação da iluminação pública.”

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here