A Linha 5-Lilás de metrô transporta diariamente mais de 500 mil passageiros com segurança e conforto. Entre os condutores que levam e trazem milhares de pessoas, há 16 mulheres que seguiram seus sonhos de operar um trem e fazem parte do quadro de colaboradores da ViaMobilidade.
Com idade entre 19 e 35 anos, as profissionais têm a responsabilidade de transportar em média 1,5 mil pessoas por viagem, sendo a interface com o Centro de Controle Operacional e conduzindo com maestria a alta tecnologia dos equipamentos metroferroviários.
Para atuar, as colaboradoras passam por um treinamento de 60 dias, que inclui parte teórica e prática, e depois vão para a operação assistida por três semanas, acompanhadas por um profissional mais experiente.
“Operar um trem pra mim é uma experiência incrível! Transportar diariamente milhares de pessoas, onde a maioria está indo atrás de seus sonhos, é uma responsabilidade e tanto, e temos que nos atentar para que qualquer falha que ocorra no trem não impeça nossos passageiros de chegar ao seu destino no horário adequado”, afirma Mitt, uma das condutoras.
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás. A linha é composta por 16 estações e atende a Zona Sul da capital paulista, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra à Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz, à Linha 2-Verde na Estação Chácara Klabin e à Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro.