Nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) inaugurou o serviço Expresso Leste até a cidade de Mogi das Cruzes, com viagem direta entre as estações da Luz, na região central da capital paulista e Estudantes, em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana.
Nesta primeira fase, o serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Aos sábados e domingos, as viagens ocorrerão durante todo o horário comercial.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Isso representa mais de 120 viagens diárias com os trens do Expresso Leste seguindo da Estação da Luz até a Estação Estudantes, sem necessidade da transferência entre trens na Estação Guaianases.
As viagens já programadas do Expresso Leste, sem baldeação na Estação Guaianases, serão mantidas nos demais horários.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, esteve na viagem inaugural do serviço e disse ao Diário do Transporte que para a ampliação de horário um dos grandes desafios é a repotencialização do fornecimento de energia elétrica do trecho.
“As questões de infraestrutura, de um modo geral, e o principal insumo que temos é a energização de toda a linha, são aspectos fundamentais para serem avaliados durante esse período. Por isso não vamos dar a largada durante o horário de pico ainda, para que não possamos cometer erros”, disse Baldy.
O presidente da CPTM, Pedro Moro, também esteve na viagem inaugural do serviço e disse ao Diário do Transporte que inicialmente a Companhia trabalha com a possibilidade de aumentar em dois trens na operação do trecho.
“Para o passageiro de Mogi das Cruzes, que é o principal beneficiado apesar de ter todo o Alto Tietê, acredito que em torno de 15 minutos de ganho direto. Ainda tem o ganho da baldeação, que é mais difícil a gente mensurar porque depende de quantos trens tem que esperar. Mas no mínimo 15 minutos”, disse Moro.
Para o lançamento do novo serviço, a Companhia realizou testes durante os fins de semana de janeiro, incorporou novos trens à frota da Linha 11-Coral, promoveu adequações nas estações e treinou equipe de maquinistas.
A eliminação da transferência entre trens na Estação Guaianases é uma antiga reivindicação dos moradores do Alto Tietê. Após a Estação Guaianases, a Linha 11-Coral conta com nove estações (Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Calmon Viana, Suzano, Jundiapeba, Brás Cubas e Mogi das Cruzes) até a estação final, Estudantes.
Nesse trecho, a média diária é de cerca de 200 mil passageiros transportados.
CPTM
Acompanhe as últimas notícias sobre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, acessando a seção CPTM.
MOBILIDADE SAMPA
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.