20.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Chamamento público para compartilhamento de patinetes elétricos é publicado

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, publicou neste sábado, dia 2 de fevereiro, o edital de chamamento público para empresas interessadas no processo de regulamentação do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos.

O objetivo é identificar as operadoras e envolvê-las na elaboração de regras de implantação e utilização desse modal. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes pretende garantir que o compartilhamento de patinetes elétricos seja oferecido de forma segura para todos os usuários do espaço público, especialmente os pedestres.

No início de janeiro, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes constituiu um grupo de trabalho para iniciar estudos e conduzir o processo de regulamentação dos patinetes.

A Prefeitura de São Paulo vai analisar as experiências que outras cidades do mundo tiveram com esse modal – que integra o que vem sendo chamado de micromobilidade -, mapear suas potencialidades e, diante das peculiaridades da cidade de São Paulo, mirar em uma construção conjunta de normas e condutas com a participação do mercado e a sociedade.

O chamamento será conduzido pelo grupo de trabalho. As operadoras deverão apresentar suas manifestações de interesse, com as propostas para participar da regulamentação, até o dia 18 de fevereiro. Elas terão que comprovar habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista e sua situação econômico-financeira.

As empresas deverão assinar e cumprir um termo de responsabilidade no qual se comprometerão com a implantação de medidas de segurança e manutenção, além de garantir que a operação respeite os preceitos do Código de Trânsito Brasileiro, da resolução do Contran que disciplina a circulação de patinetes e das leis municipais sobre a ocupação do espaço público, especialmente as calçadas.

Os equipamentos precisarão ser seguros, confiáveis e de qualidade e não poderão ser estacionados de modo que impeçam ou atrapalhem o caminho e a circulação dos pedestres.

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes trabalha para que a futura regulamentação esteja alinhada com os princípios do Plano de Segurança Viária – Vida Segura, em elaboração na capital paulista, que adota o conceito de Visão Zero, para o qual nenhuma morte é aceitável no trânsito.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS