A Prefeitura de São Paulo concluiu na madrugada deste domingo, dia 18 de novembro, o escoramento dos 120 metros previstos do viaduto que cedeu cerca de dois metros na Marginal Pinheiros na madrugada da última quinta-feira, dia 15 de novembro.
Após testes e orientação da Prefeitura de SP, o trecho interditado da #L9 voltou a operar neste domingo (18/11). Os trens circulam c velocidade reduzida entre estações Villa Lobos-Jaguaré e Cidade Universitária. A Prefeitura continuará monitorando e realizando testes no local.
— CPTM (@CPTM_oficial) 18 de novembro de 2018
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Também foram feitos testes com vagões vazios dos trens da CPTM e as oscilações previstas ficaram dentro do esperado. Com isso, a CPTM retornou a circulação dos trens da Linha 9-Esmeralda entre as estações Pinheiros e Ceasa, de forma monitorada e com os trens circulando com velocidade reduzida (até 20 km/h) entre as estações Cidade Universitária e Villa-Lobos Jaguaré, a velocidade média fica em torno de 60 km/h.
Com a liberação do trecho, a operação dos ônibus gratuitos do sistema Paese foi encerrada, ela estava em operação desde sexta-feira, dia 15 de novembro. Os passageiros que viajavam no sentido Grajaú, desciam na Estação Ceasa, para pegar os ônibus, já no sentido contrário, os passageiros que viajavam no sentido Osasco, desciam na Estação Pinheiros, para pegar os ônibus.
A circulação de trens no trecho da CPTM que estava paralisado será liberada.
A informação acaba de ser anunciada pelo secretário de Infraestrutura Urbana da prefeitura de São Paulo, Victor Aly. #Focoemvocê pic.twitter.com/gVSP8n7AFa
— Rádio Bandeirantes (@RBandeirantes) 18 de novembro de 2018
O secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly, vistoriou o local e afirmou que, com a estabilização da estrutura e a diminuição do risco de desmoronamento, os trabalhos da Prefeitura de São Paulo no local poderão avançar.
“Agora demos andamento à escavação da estaca-prova, que vai nos dizer a qual profundidade nós teremos de fundação para a construção de um bloco, que irá aliviar e alinhar novamente a estrutura”, afirmou o secretário.
INTERDIÇÕES
O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano, também participou das atividades de vistoria e afirmou que as equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego continuam monitorando as operações e estudando as interdições na Marginal Pinheiros para que ao longo da semana novas intervenções possam ser criadas.
A estimativa é que até a próxima quarta-feira, dia 21 de novembro, seja liberado o maior trecho possível na Marginal Pinheiros, sempre com segurança.
“Ontem nós fizemos a reabertura do Viaduto República da Armênia para aliviar o trânsito na Avenida dos Bandeirantes e hoje começamos a trabalhar para a reabertura definitiva do acesso à Rodovia Castelo Branco, na altura do Cadeião de Pinheiros. Outras obras serão feitas nos próximos dias para aumentar a capacidade de interação entre a pista expressa, que está fechada, e a pista local”, disse o secretário.
Questionado sobre a interdição desde a Ponte Transamérica, João Octaviano explicou que o bloqueio foi necessário para evitar um “efeito funil”, de cinco faixas para uma saída, deixando os motoristas represados na pista expressa. Por isso, estão em estudo outras formas para aumentar a capacidade desta intersecção, como a abertura de novas saídas nos canteiros centrais, e assim permitir a circulação.
O bloqueio de toda a extensão da pista expressa da Marg. Pinheiros é feito para evitar o chamado “efeito funil”, que ocasiona represamento de veículos quando existe apenas uma faixa de acesso para a pista local e não há opções de saída suficientes para o fluxo de veículos. pic.twitter.com/1STMZcoACU
— CET São Paulo (@CETSP_) 16 de novembro de 2018
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