20.7 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás serão inauguradas nesta sexta-feira, dia 28

Quando as estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás serão inauguradas? Esta é uma das principais perguntas mais feitas pelos leitores neste mês de setembro. Agora sim, uma boa notícia! As três novas estações serão entregues nesta sexta-feira, dia 28 de setembro. A informação foi confirmada pelo governador Márcio França nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, durante vistoria realizada nas estações.

No período da manhã, antes da confirmação por parte do governador, uma mensagem compartilhada em grupos de Whatsapp de funcionários envolvidos com as obras e a operação da linha, havia ganhado uma confirmação informal através de um convite atribuído à Secretaria dos Transportes Metropolitanos onde informava sobre a inauguração:

convite inauguração
Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, as estações vão funcionar todos os dias da semana no formato de operação assistida, inicialmente das 10h às 15h, com cobrança de tarifa, o horário de funcionamento será estendido gradualmente até chegar em seu funcionamento integral das 4h40 à meia-noite.

No sábado, dia 22 de setembro, eu mostrei em um outro post através de fotos e vídeos, os últimos ajustes que estão sendo realizados desde o início de setembro nas novas estações. Desde então, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou novas imagens em suas redes sociais, confira abaixo.

No dia 25 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou em seu Instagram este vídeo mostrando o mezanino da Estação Chácara Klabin:

Também no dia 25 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou em seu Instagram este outro vídeo, desta vez mostrando a via e as plataformas da Estação Chácara Klabin:

Também no dia 25 de setembro, a Eveanne Olivo publicou esta foto em seu perfil no Instagram mostrando o mezanino da transferência entre as linhas 2-Verde e 5-Lilás na Estação Chácara Klabin:

No dia 26 de setembro, a usuária @emparbernal no Instagram, que se intitula Engenheira Civil, postou esta foto com um trem da frota 500 parado na plataforma da Estação Chácara Klabin.

https://www.instagram.com/p/BoNX1i7n4H-KvaeLBD_sH9jxTte3jHzKAtgaw40/?taken-by=emparbernal

 

Também no dia 26 de setembro, a Eveanne Olivo publicou esta outra foto em seu Instagram mostrando uma das entradas da Estação Chácara Klabin que recebeu um “banho de loja”:

No dia 27 de setembro, foi publicado mais um vídeo no Instagram da construtora Seven Soluções de Engenharia mostrando a Estação Santa Cruz:

Tanto na plataforma da Estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde quanto na plataforma da Estação Santa Cruz a Linha 1-Azul, aqueles “tapumes” para os passageiros acessarem a transferência para a Linha 5-Lilás foram retirados, mas os acessos estão bloqueados.

Confira abaixo esta foto publicada no Instagram do Circular Avenidas de como ficou o acesso na plataforma 1 da Estação Santa Cruz:

A Estação Chácara Klabin será entregue sem as portas de plataforma, já na Estação Santa Cruz as portas de plataforma foram colocadas, elas são importantes para prevenir acidentes. Na calçada da Estação Santa Cruz já é possível observar que o totem com o nome da estação já foi incluído a logomarca da concessionária ViaMobilidade que opera a Linha 5-Lilás.

Desde o final da semana passada, os trens da série 500 já estão percorrendo o novo trecho passando pelas estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin em sistema de testes, sem a presença de passageiros, quando os trens chegam na plataforma da Estação AACD-Servidor eles são evacuados. Inclusive a ViaMobilidade alterou os mapas dinâmicos dos trens incluindo as três novas estações.

Com a inauguração das estações Santa Cruz e Chácara Klabin, o fluxo de passageiros deve mudar bastante no transporte público sobre trilhos, são tantas as mudanças que devem ocorrer, eu vou comentar algumas. Já que a Linha 5-Lilás finalmente vai se conectar com a Linha 1-Azul na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde na Estação Chácara Klabin, ela deverá ser o caminho frequente dos passageiros para se deslocar para a Zona Sul, acessando os bairros de Moema, Vila Clementino, Campo Belo, Brooklin e Santo Amaro.

Os passageiros que moram na Zona Sul, nos bairros como Capão Redondo, Campo Limpo e Santo Amaro, devem se deslocar até as estações Santa Cruz e Chácara Klabin para chegar ao Centro e a região da Avenida Paulista por exemplo.

Com isso, a previsão é que aconteça uma diminuição no fluxo de passageiros que utilizam as linhas 9-Esmeralda da CPTM e 4-Amarela de metrô, já que atualmente os passageiros da Linha 5-Lilás descem na Estação Santo Amaro, fazem a transferência para a CPTM e depois a transferência para a Linha 4-Amarela na Estação Pinheiros.

E a Estação Campo Belo? De acordo com o cronograma de obras, a nova estação tem previsão de entrega para o mês de dezembro deste ano. Confira abaixo esta foto publicada no Instagram da construtora Seven Soluções de Engenharia que mostra o interior da Estação Campo Belo.

https://www.instagram.com/p/Bn6itm9l34C/?taken-by=seven_solucoes_de_engenharia

Considerações finais

E você? Vai mudar os seus deslocamentos em razão da inauguração das estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin da Linha 5-Lilás? Escreva abaixo nos comentários ou me conte enviando uma mensagem para o Whatsapp (11) 96292-9448 ou para o meu e-mail eduardo@mobilidadesampa.com.br que eu quero saber.

Eu estarei presente na inauguração das estações e vou contar todos os detalhes nas redes sociais do Mobilidade Sampa: Twitter, Instagram e Facebook. Acompanhe por lá! Até mais. 🙂

Assista também

O Anderson Dantas da página Metrô SP Noticiando fez uma live no Facebook mostrando o lado externo da Estação Santa Cruz um dia antes da inauguração. Assista abaixo.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS