30.2 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Como tentar ser mais ecológico vivendo em São Paulo

A grande megalópole brasileira está quase estagnada, no que se refere à mobilidade urbana. Na gestão municipal passada, houve uma tentativa de adaptar alguns aspectos que já estão implantados na grande maioria dos países europeus e asiáticos, como o transporte via ciclismo.

O Brasil ainda não aceitou o tema muito bem porque a cultura do automóvel ainda impera por aqui, mas – após esta greve de caminhoneiros na qual todos viram o quanto estamos dependentes dos combustíveis fósseis – talvez esta seja mais uma oportunidade de se repensar o assunto.

carros elétricos

Outra excelente maneira de tentar ser mais ecológico seria a utilização de automóveis elétricos, algo que também não consegue ser difundido no país, provavelmente por causa do lobby das grandes companhias petrolíferas que aqui atuam. Mas todo mundo sabe que o petróleo, um dia, vai acabar!

Precisamos pensar em alternativas antes que isso aconteça. Algumas empresas oferecem a compensação ecológica de diminuir a emissão de gases com o plantio de árvores, mas muita gente é acomodada e utiliza automóveis até para ir à esquina ou ir à lotérica, sendo que já existe como apostar online na quina.org, por exemplo. Não gasta nem papel!

USPS

As compras online como um todo são uma excelente alternativa, não apenas para diminuir o consumo de combustíveis como até já afetam o setor de construção em Shopping Centers, em outros países, o que diminui e muito o desperdício de materiais poluentes. A perda de empregos diretos é compensada pelo aumento no setor de armazenamento e transporte.

É preciso repensar globalmente a sociedade, tanto no transporte como vendas e até mesmo a produção de bens, se quisermos que o aquecimento global diminua. Fica um pouco mais difícil com dirigentes de países importantes negando-o com veemência, apesar de todas as evidências, mas não se pode desistir. As boas alternativas devem ser popularizadas.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS