A CPTM conta com sete linhas que atendem São Paulo e Região Metropolitana: 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade. Das 94 estações da companhia existentes, somente 59 estações possuem condições de acesso às pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade.
As outras 35 estações da companhia ainda não possuem condições de acesso para os passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida. Algumas dessas estações estão em fase de obras e outras estações estão em fase de projetos.
Em março de 2017, a CPTM renovou acordo com o Ministério Público Estadual garantindo a acessibilidade para todas essas estações até 2020. Nos projetos das novas estações em fase de construção os requisitos para acessibilidade estão incorporados.
Nas estações que não contam com total acessibilidade a CPTM afirmou em março de 2017 ao jornal O Estado de São Paulo que “todos os empregados das estações estão habilitados para auxiliar pessoas com deficiência durante o deslocamento nas dependências da companhia”.
Em agosto de 2017, eu estava lendo as queixas dos passageiros no Twitter da CPTM e uma passageira relatou a falta de acessibilidade na Estação Imperatriz da Linha 8-Diamante. “Estação Imperatriz Leopoldina não tem escada rolante nem elevador pra atender portadores de deficiência. Uma vergonha! Portador de deficiência tendo que contar com a ajuda de usuários pra descer as escadas. Cadê os funcionários? Então o mínimo que deve ser feito é ter gente pra atender essas pessoas. No momento não tem nenhum funcionário pra auxiliar”, disse a passageira.
O passageiro que deseja conferir os recursos de acessibilidade de cada estação, pode acessar o mapa das linhas da CPTM e clicar na estação desejada.
As novas estações contarão com plataformas totalmente cobertas, escadas rolantes e itens de acessibilidade, como elevadores, rampas, corrimãos, pisos e rotas táteis, mapas em braile, além de assentos na plataforma, banheiros públicos comuns e sanitários adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
Desde 31 de dezembro de 2016 foram entregues as adequações de acessibilidade nas estações Antônio João da Linha 8-Diamante, Jundiapeba da Linha 11-Coral e Jundiaí da Linha 7-Rubi, que passam a oferecer acessibilidade para uso de pessoas com deficiência e restrição de mobilidade. O mesmo aconteceu em 30 de junho de 2017 com as estações Baltazar Fidelis da Linha 7-Rubi e Quitaúna da Linha 8-Diamante.
Neste ano de 2018, foram entregues a modernização das estações Jardim Silveira e Jardim Belval da Linha 8-Diamante e as novas estações Guarulhos-Cecap e Guarulhos-Aeroporto da Linha 13-Jade.
A CPTM disponibiliza vans para passageiros cadeirantes e com dificuldades de locomoção na Estação Guapituba da Linha 10-Turquesa. O serviço de transfer funcionará até a conclusão das obras de acessibilidade no local.
Baixe aqui a relação de equipamentos de acessibilidade nas estações da CPTM.
* Post atualizado em 05/06/2018 às 20h24